Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Milhares lotam ruas de São Raimundo Nonato para celebrar o padroeiro

Milhares lotam ruas de São Raimundo Nonato para celebrar o padroeiro
Procissão | Joaquim Neto

A paróquia-catedral de São Raimundo Nonato, padroeiro do município de São Raimundo Nonato-PI, encerrou as festividades em honra ao padroeiro, celebrado pela Igreja Católica no dia 31 de agosto. Desde o dia 22 de agosto, a comunidade, a igreja e o poder público se uniram para festejar o santo, considerado um dos mais populares, principalmente no Nordeste brasileiro.

A festa do padroeiro, em São Raimundo Nonato, é aguardada pelos moradores durante todo o ano. Em agosto, a cidade entra na expectativa para o início da festa que além das novenas e missas, também conta com apresentações musicais em praça pública e quermesses com comidas típicas. Sem dúvidas, uma das maiores manifestações de fé do Centro-Sul piauiense.

A procissão, no dia 31 de agosto, conta com adesão de milhares de fiéis e devotos. As ruas e avenidas do pequeno município sertanejo ficam lotadas de pessoas acompanhando o cortejo com a imagem de São Raimundo Nonato. Em seguida, é celebrada a missa solene do padroeiro.

A devoção à São Raimundo Nonato, no município, começa com a chegada de religiosos da Ordem Mercedária por volta de 1822, sob o comando do Administrador Apostólico, padre Pedro Pascual, espanhol, da Ordem Mercedária, a qual pertencia São Raimundo Nonato. No ano de 1832 foi criado o Distrito Eclesiástico de São Raimundo Nonato com a sede no lugar chamado Confusões. Em 1836 a sede do Distrito Eclesiástico foi mudada para o lugar do nome Jenipapo e a imagem de São Raimundo Nonato foi trazida em procissão. 

Em 1876 foi construída a Igreja Matriz de São Raimundo Nonato, com a participação de todo o povo do município, sob a orientação do padre José Henrique Cavalcante, o “padre mestre”, como ficou conhecido. 

No dia 17 de dezembro de 1960, por meio da bula Cum Venerabilis, de João XXIII, foi criada a Prelazia de São Raimundo Nonato, sendo seu primeiro bispo Dom Amadeo González. Em 3 de outubro de 1981 a prelazia de São Raimundo Nonato é elevada à condição de diocese sendo seu primeiro bispo diocesano Dom Cândido Lorenzo González.

Fotos de Joaquim Neto


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar