Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Clikpiaui

Milhares lotam ruas de São Raimundo Nonato para celebrar o padroeiro

Milhares lotam ruas de São Raimundo Nonato para celebrar o padroeiro
Procissão | Joaquim Neto

A paróquia-catedral de São Raimundo Nonato, padroeiro do município de São Raimundo Nonato-PI, encerrou as festividades em honra ao padroeiro, celebrado pela Igreja Católica no dia 31 de agosto. Desde o dia 22 de agosto, a comunidade, a igreja e o poder público se uniram para festejar o santo, considerado um dos mais populares, principalmente no Nordeste brasileiro.

A festa do padroeiro, em São Raimundo Nonato, é aguardada pelos moradores durante todo o ano. Em agosto, a cidade entra na expectativa para o início da festa que além das novenas e missas, também conta com apresentações musicais em praça pública e quermesses com comidas típicas. Sem dúvidas, uma das maiores manifestações de fé do Centro-Sul piauiense.

A procissão, no dia 31 de agosto, conta com adesão de milhares de fiéis e devotos. As ruas e avenidas do pequeno município sertanejo ficam lotadas de pessoas acompanhando o cortejo com a imagem de São Raimundo Nonato. Em seguida, é celebrada a missa solene do padroeiro.

A devoção à São Raimundo Nonato, no município, começa com a chegada de religiosos da Ordem Mercedária por volta de 1822, sob o comando do Administrador Apostólico, padre Pedro Pascual, espanhol, da Ordem Mercedária, a qual pertencia São Raimundo Nonato. No ano de 1832 foi criado o Distrito Eclesiástico de São Raimundo Nonato com a sede no lugar chamado Confusões. Em 1836 a sede do Distrito Eclesiástico foi mudada para o lugar do nome Jenipapo e a imagem de São Raimundo Nonato foi trazida em procissão. 

Em 1876 foi construída a Igreja Matriz de São Raimundo Nonato, com a participação de todo o povo do município, sob a orientação do padre José Henrique Cavalcante, o “padre mestre”, como ficou conhecido. 

No dia 17 de dezembro de 1960, por meio da bula Cum Venerabilis, de João XXIII, foi criada a Prelazia de São Raimundo Nonato, sendo seu primeiro bispo Dom Amadeo González. Em 3 de outubro de 1981 a prelazia de São Raimundo Nonato é elevada à condição de diocese sendo seu primeiro bispo diocesano Dom Cândido Lorenzo González.

Fotos de Joaquim Neto


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×