Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Nossa Senhora do Desterro teve o maior festejo da história de Castelo

Nossa Senhora do Desterro teve o maior festejo da história de Castelo
Procissão de Nossa Senhora do Desterro | Ryan Andrade

As festividades dedicadas à padroeira de Castelo do Piauí entraram para a história do município. Durante dez dias, a comunidade católica castelense se reuniu e se mobilizou para para fazer o maior festejo de todos os tempos. Desde o dia 16 de dezembro, Castelo do Piauí respirou devoção numa das maiores manifestações de fé e religiosidade do centro-norte piauiense.

Foram dez dias marcados por muita oração e encontro com a virgem Maria do Desterro. O dia começava com celebração da santa missa diariamente às 9h. Em seguida, a família homenageada levava a imagem peregrina de Nossa Senhora do Desterro para casa, ocasião em que havia um momento de oração e confraternização com os familiares. Também ao longo do dia havia a recitação do terço mariano, adoração ao Santíssimo Sacramento e a celebração do novenário, à noite.

A festa encerrou no dia 26 de dezembro, dia em que os castelenses param para celebrar a solenidade de Nossa Senhora do Desterro. O bispo de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, esteve presente e celebrou a missa solene da padroeira, seguida de procissão por algumas ruas e avenidas da cidade e finalizando com a coração da imagem. A praça da matriz ficou pequena para a quantidade de fiéis e devotos da mãe de Castelo do Piauí.

Uma das grandes características da religiosidade católica em Castelo é a forte presença de lendas, mistérios e curiosidades. A combinação de fatos históricos e elementos típicos do imaginário local fazem do festejo de Nossa Senhora do Desterro uma grande demonstração de cultura com valorização da história e da tradição popular, uma das grandes marcas da identidade de Castelo do Piauí.

O padre responsável pela Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, Pe. Tadeusz Semmerling, fez um balanço das festividades e avaliou positivamente os resultados do festejo em 2019: "Todas as equipes responsáveis pela organização da festa estão de parabéns. Conseguimos executar aquilo que havíamos planejado e tudo transcorreu normalmente. Agradeço aos seminaristas, aos empresários, aos coroinhas, às equipes de canto, às equipes de Liturgia, aos que ficaram responsáveis pelo leilão, ao pessoal da decoração, enfim a todos aqueles que nos ajudaram de alguma forma a fazer este grande festejo", disse.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se