Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Clikpiaui

Saiba como surgiu a devoção a Nossa Senhora dos Humildes em Paulistana

Saiba como surgiu a devoção a Nossa Senhora dos Humildes em Paulistana
Paróquia de Nossa Senhora dos Humildes de Paulistana | Diocese de Picos

A devoção à santíssima virgem Maria é marca da religiosidade católica na grande maioria dos municípios piauienses. No próximo dia 15 de agosto, dezenas de cidades terão feriado municipal em razão da solenidade de suas padroeiras. Nossa Senhora, sob diferentes títulos, está sendo festejada por exemplo em Oeiras (Nossa Senhora da Vitória), em Paulistana (Nossa Senhora dos Humildes) e em Picos (Nossa Senhora dos Remédios).

igreja matriz de Nossa senhora dos Humildes. (Foto: Diocese de Picos)

Em Paulistana, na região Sudeste do Piauí, a devoção a Nossa Senhora dos Humildes remonta ao ano de 1883, no século XIX, quando se deu a criação da paróquia no dia 13 de julho. Em 15 de agosto se deu a instalação da paróquia numa cerimônia presidida pelo bispo Dom Antônio Cândido D´Albuquerque acompanhado do primeiro Pároco da Matriz, Pe. Francisco Alvares Teixeira de Lima e de outros  presbíteros presentes.

imagem de Nossa Senhora dos Humildes (Foto: @peserginho)

A imagem de Nossa Senhora dos Humildes, chegou na cidade de Paulistana-PI no ano de 1890, através de uma mulher chamada Etelvina, natural de Oeiras-PI. A beata era uma pessoa de muita fé e tinha muitas posses incluindo fazendas, casas e propriedades. Depois da morte do seu marido, resolveu vender  tudo o que tinha e deu aos pobres humildes. Foi agraciada com um grande benefício e, como agradecimento, resolveu sair pedindo esmolas com a finalidade de adquirir uma imagem grande, da Virgem Santíssima, para a então capela existente no povoado Paulista (hoje a cidade de Paulistana). 

procissão de Nossa Senhora dos Humildes. (Foto: Diocese de Picos)

Três grandes e dedicadas católicas: Adelaide Rodrigues Damasceno, Joaquina Rodrigues Damasceno e Luisa Rodrigues de Andrade, custearam as despesas e mandaram um Pajem (prestador de serviços) de sua confiança acompanhar Etelvina até a cidade cearense do Crato. Chegando lá, foi grande a sua alegria e surpresa, ao encontrar o que queria: uma imagem com o nome de Nossa Senhora dos Humildes. A mesma foi trazida para o povoado de Paulista nos lombos de um cavalo e, em seguida, posta na capela.

Nossa Senhora dos Humildes foi logo a escolhida como padroeira, onde até hoje é venerada com fé e orgulho entre os católicos do município de Paulistana.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×