Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Veja como foi a abertura do festejo de Barras

Veja como foi a abertura do festejo de Barras
Procissão em Barras | Rogério Holanda

A cidade de Barras está em festa. Começaram, nesta quinta-feira (28 de novembro), as festividades dedicadas à padroeira do município, distante 120 km da capital Teresina. A devoção à Nossa Senhora da Conceição é marca registrada do povo barrense, que se mobiliza ano a ano para fazer uma das maiores e mais tradicionais manifestações de fé e religiosidade do Norte piauiense.

Milhares de fiéis se concentaram na frente da igreja de Santa Luzia para uma missa. Em seguida, os devotos seguiram em procissão rumo à igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, acompanhando a imagem da padroeira por algumas ruas e avenidas do município. Após o cortejo, aconteceu o levante do mastro, uma carnaúba que serve de suporte para a bandeira da santa e que simboliza a devoção dos barrenses à Nossa Senhora da Conceição.

A programação diária da festa inclui a reza do Ofício da Imaculada Conceição às 5h30, santa missa às 6h, a recitação do terço mariano às 18h30 e o novenário às 19h, com uma celebração campal no patamar da igreja matriz. Além das atividades religiosas, o festejo conta também com uma parte social com confraternização, leilões, apresentações de bandas e comércio de comidas e bebidas típicas.

A festa de Nossa Senhora da Conceição, em Barras, segue até o dia 8 de dezembro, dia em que a Igreja Católica celebra a solenidade da Imaculada Conceição. A devoção mariana é secular e uma das mais tradicionais no interior nordestino. Em toda a região são milhares de municípios, paróquias e comunidades que celebram Nossa Senhora da Conceição. Muitos católicos em todo o Brasil guardam o dia 8 de dezembro, embora não seja um feriado nacional. 

Texto: Ryan Andrade e fotos: Rogério Holanda


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar