Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

10 motivos para conhecer a Turquia e explorar Istambul

10 motivos para conhecer a Turquia e explorar Istambul
Turquia | Divulgação

Muitos brasileiros preferem realizar viagens à Europa durante o verão, época em que o mar Mediterrâneo tem sua tonalidade mais clara e as temperaturas estão mais altas. Porém, o outono e o inverno, também são ótimos períodos para quem deseja economizar e fazer algumas compras, e Istambul é um verdadeiro paraíso.

Mercado de especiarias, itens de decoração, roupas, joias, e, inclusive, malas de viagem para trazer tudo, estão com preços impossíveis de resistir durante os meses mais frios. Uma boa notícia para quem voa por algumas companhias como a Turkish Airlines, que realiza voos diretos partindo de São Paulo, é que ela permite levar duas malas de 32kg (158 cm3 - largura + comprimento + altura), além da bagagem de mão até 8 kg (55x40x23 cm).

Listamos alguns motivos para incluir a Turquia em sua próxima viagem à Europa, e cinco deles para você conhecer Istambul neste roteiro.

1. Pamukkale. Em turco, Pamukkale significa Castelo de Algodão, e é lá que você encontra um conjunto de piscinas termais que foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade. Ao lado está Hierápolis, onde estão as ruínas do teatro Romano.

2. Bodrum. Cidade banhada pelo Mar Egeu, com águas cristalinas e lindas casinhas brancas. Local onde nasceu Heródoto, e onde está o mausoléu de Halicarnasso, uma das sete Maravilhas do Mundo antigo. Com hotéis boutique, lojas, restaurantes sofisticados e baías intermináveis, o local também a marina Yalikavak, que está ligada a um centro de compras de luxo a céu aberto. Uma vez em Bodrum, você pode pegar um ferry boat e conhecer as cidades de Kos e Leros, na Grécia.

3. Antalya. É o centro da Riviera Turca, 640 km de mar azul e muitas atrações que valem a visita. Tem opções para todos os gostos, para quem pratica rafting, canoagem, mergulho, montanhismo ou deseja visitar pontos históricos. Não deixe de passear pela cidade velha, conhecida como Kaleici, e vivenciar um pouco da tradicional cultura turca. Outros pontos turísticos que devem constar no seu roteiro são: as aldeias gêmeas de Olympos e Cirali, as cavernas Karain e Damlatas, que são conhecidas por curarem doenças respiratórias e terem mais de 15 mil anos, e o antigo Teatro Aspendos, construído no século II e considerado o sítio arqueológico em melhor estado de conservação em todo o mundo.

4. Café turco. Além de ser um café com características bem marcantes, ora com notas picantes, ora adocicadas, ir a Turquia e não realizar a leitura da borra de café é quase uma heresia. A leitura do café turco, ou tasseografia, é um costume muito popular, que começou no século XVI, e segundo os ensinamento, as imagens formadas na xícara podem revelar símbolos mostrando sobre o passado e futuro. Acredita-se também que, ao virar a xícara, se a borra ou gotas de café caírem, a pessoa pode começar a chorar, o que significa que ela se livrará de todos os problemas. Hoje muitas cafeterias locais já têm profissionais que realizam o ritual, então é quase impossível não achar alguém para ler.

5. Spice Bazar e Grand Bazar. Em Istambul, prepare-se para vivenciar uma tradição e gastar muitas liras turcas. O Grand Bazar é um dos mais antigos "shoppings" do mundo e lá podem ser encontrados tecidos, tapetes, pashiminas, produtos para casa, joias, roupas, tudo o que imaginar. E, se você gosta de cozinhar ou não dispensa conhecer curiosidades sobre gastronomia local, seu destino é o Spice Bazar. São cerca de 100 lojas com temperos, especiarias, doces, fritas secas, uma verdadeira mistura de sabores e cheiros.

6. Raffles Istanbul. Um dos mais novos, modernos e luxuosos hotéis de Istambul, o Raffles promove uma verdadeira experiência de luxo. Localizado em uma região central, ao lado do Zorlu Center, o mais moderno shopping da cidade, oferece serviço de mordomo para todas as suítes, um Spa com 3.000 m² com oito salas para tratamentos de beleza e para o haman (banho turco), três restaurantes e uma Patisserie própria, vista única para o Bósforo e Ilhas Príncipe, uma coleção de arte com mais de 200 obras, e ainda diversas experiências exclusivas como: um passeio de helicóptero pela cidade ou de iate pelo Bósforo a partir de € 300 – 400. Quer mais exclusividade? Você ainda pode ter um guia turístico exclusivo e um personal shopper. www.raffles.com/istanbul

7. Mesquitas e a Basílica de Santa Sofia. Istambul tem aproximadamente três mil mesquitas, muitas localizadas no distrito de Fatih, onde a UNESCO classificou como Patrimônio Mundial desde 1985, e onde está a mais famosa delas, a Mesquita Azul, construída durante o Império Otomano entre 1609 e 1616. Bem à frente está a Hagia Sofia, que já foi igreja e mesquita, e mistura elementos das duas religiões, muçulmana e católica.

8. Gastronomia. Istambul também reserva grandes surpresas gastronômicas, tradicionais e internacionais. O contemporâneo Mikla está na lista dos 50 restaurantes mais tops do mundo, e tem uma das vistas mais deslumbrantes da cidade, assim como o Neolokal, localizado no topo do histórico Banco Otomano e com a melhor carta de vinhos turcos. Outro restaurante premiado internacionalmente e com uma gastronomia moderna é o Isokyo, que fica no hotel Raffles Istanbul, e oferece uma culinária pan-asiática e tem sala exclusiva que serve Champagne.

9. Karakoy – o bairro boêmio de Istambul. Lugar preferido dos jovens e estrangeiros que viajam para Istambul. O bairro tornou-se "point" no anos 2000, quando os prédios antigos deram lugar a ateliês de design, grafites e uma variedade de bares e discotecas. Lá você também encontra o museu de arte de Istambul e uma rua literalmente "coberta" de guarda-chuvas para garantir a melhor selfie.

10. Hamam – o banho turco. Esqueça qualquer outra conotação. O ritual do hamam, ou banho turco, é de purificação e beleza. Ainda muito tradicional entre os turcos, e entre os turistas, inclui banhos quentes com massagens e tratamento de peeling e relaxamento, tudo isso em um ambiente decorado com mármore, do piso ao teto. Podem ser feitos individualmente ou com mais pessoas. Alguns locais oferecem inclusive uma opção para noivas e suas madrinhas. No Raffles Istanbul, por exemplo, há três tipos de hamam, e o hotel pode preparar a experiência para uma família. Imperdível!


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto