Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Isabel Cardoso

4 destinos do Nordeste brasileiro para curtir a natureza com crianças

4 destinos do Nordeste brasileiro para curtir a natureza com crianças
Parque Nacional dos Lençóis - Maranhão | Marcus Dall Col/ Unsplash

Os dias de folga são perfeitos para tirar as crianças de casa e aproveitar os passeios ao ar livre para curtir a natureza. De acordo com o doutor em Educação, pós-doutor no departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Marcos Sorrentino, o contato com o meio ambiente desde a infância traz inúmeros benefícios para a vida adulta e, para aproveitá-lo da melhor maneira, é preciso desacelerar.

“Em geral, o contato com a natureza cria condições para que as crianças tenham momentos mais lentos de contemplação e observação. Mas as crianças, assim como os jovens e até os adultos, precisam reaprender a usufruir desse momento com a natureza, deixando de lado esse modo de vida acelerado a que somos expostos na nossa sociedade”, ressalta.

O Nordeste brasileiro tem ótimas opções de áreas naturais que podem ser aproveitadas por toda a família. Conheça quatro opções de passeios inesquecíveis.

Parque Nacional do Pau-Brasil (Divulgação ICMBIO)

1. Parque Nacional do Pau-Brasil (Bahia)

Localizado no município de Porto Seguro, o Parque foi criado em comemoração aos 500 anos do Brasil e é considerado uma das mais importantes áreas de conservação da Mata Atlântica do Sul da Bahia. O local possui vários mirantes e opções para caminhada. A trilha Ibirapitanga é feita em uma passarela suspensa que projeta a vegetação local. No caminho, é possível observar as mudas de pau-brasil e árvores com centenas de anos. Já no mirante do Maracanã, os visitantes podem ter uma linda vista da floresta. O parque também possui um mirante (da Sede) próximo ao Centro de Visitantes, que possibilita acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção.

Horário de visitação: das 08h30 às 16h, de segunda a sexta

Ingresso: não há cobrança de ingresso

Lençóis Maranhenses (Marcus Dall Col/Unsplash)

2. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Maranhão)

Aventura não vai faltar no maior campo de dunas do Brasil. O passeio em veículos 4x4 credenciados permite a contemplação de lagoas de água cristalina e areias brancas. Uma opção e tanto para a diversão da criançada. A partir do município de Barreirinhas, os visitantes podem fazer o Circuito da Lagoa Azul, um dos mais procurados pelos turistas e que permite conhecer as lagoas Azul, Esmeralda e da Preguiça. Durante o passeio pelo Parque, os visitantes também podem observar espécies do Cerrado e da Caatinga.

Horário de visitação: Informado diretamente pelas operadoras credenciadas

Ingresso: Não há cobrança de ingresso para a visitação do Parque. As operadoras credenciadas cobram pelos serviços oferecidos.

Parque Nacional de Jericoacoara (Ricardo Almeida PC/Pixabay)

3. Parque Nacional de Jericoacoara (Ceará)

Apesar de ser o destino preferido de muitos casais, Jericoacoara também pode ser uma boa opção para crianças. Com uma área de mais de 8 mil hectares, o Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara possui diversos atrativos para os visitantes, que podem aproveitar as praias do local e as belezas naturais, como a famosa Pedra Furada e a Árvore da Preguiça. Também é possível fazer passeios de canoa e  de buggy até as lagoas do Paraíso, Azul e Tatajuba.

Ingresso: não há cobrança de ingresso.

Bosque dos Namorados (Divulgação Parque das Dunas)

4. Parque Estadual das Dunas de Natal (Rio Grande do Norte)

Considerado o maior parque urbano sobre dunas do País, o local possui vários atrativos para quem quer aproveitar o descanso junto à natureza. Logo na entrada, o Bosque dos Namorados reúne milhares de árvores nativas da Mata Atlântica. O local ainda possui  Centro de Visitantes, biblioteca, viveiro e locais para caminhada. A partir do Bosque, os visitantes também podem fazer algumas trilhas interpretativas que ajudam a conhecer mais sobre o ecossistema das dunas.

Horário de visitação: das 8h às 18h, de terça a domingo.

Ingresso: R$1.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×