Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Cuiabá faz 302 anos de muita história e cultura

Capital do Mato Grosso, Cuiabá completa 302 anos nesta quinta-feira, 8. De origem indígena, a cidade se transformou em um grande polo de imigrantes e de visitantes.

A cidade fisga o turista pelo estômago com um prato de dar água na boca:  o Pacu Assado. Marilene Barbosa , guia de turismo da cidade, diz que o turista que comer a cabeça de pacu não vai mais embora.

Os principais pontos turísticos da idade são a Igreja do Rosário e a Capela de São Benedito.  A cidade ainda traz a Igreja Nossa senhora Bom Parto, a basílica Padroeiro Bom Jesus de Cuiabá, localizada no Centro Histórico do município.

Cuiabá tem vários pontos turísticos (Flávio André/MTur)Cuiabá tem vários pontos turísticos (Flávio André/MTur)

Quem for a Cuiaba tem que visitar o casario colonial tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Entre outros atrativos, o visitante poderá conhecer o Calçadão de Cuiabá, o Museu Histórico de Mato Grosso e o Arsenal da Guerra, hoje um centro cultural. O antigo Mercado de Peixes atualmente é o Museu do Rio Cuiabá. Já o Museu de Pré-História, localizado em um casarão de 1842, tem exposição de arqueologia e paleontologia com fósseis de preguiças gigantes, dinossauros e animais marinhos, que revelam que a Chapada dos Guimarães já foi mar.

PARQUES 

Parque Mãe Bonifácia, com área equivalente a 70 campos de futebol. São cinco trilhas, espaços recreativos e de esportes, além de fauna e flora típicas do cerrado. 

Já o Parque Tia Nair é um dos mais belos cartões-postais da cidade, dividido por áreas esportivas, de lazer e de contemplação da natureza, com opção de passeio ecológico. 

Outra atração do parque é o mirante, acessado por meio de uma passarela que leva o visitante a uma ilha. Ali, a visão toda iluminada do lago, à noite, deixa o parque ainda mais bonito.

Cuiabá é a porta de entrada dos turistas que buscam natureza e aventura em destinos mato-grossenses. Eles visitam, principalmente, a Chapada dos Guimarães (69km), com paredões, mirantes, cachoeiras e grutas; o Pantanal Norte (100 km), região alagada e de vida silvestre exuberante; e Nobres (150km), com rios e cachoeiras de águas cristalinas, além dos destinos amazônicos situados ao norte do Mato Grosso.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push
<