Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Divulgado calendário de expedições ao coração da Amazônia

Divulgado calendário de expedições ao coração da Amazônia
Turismo pela Amazônia | Paula Arantes / Acervo Garupa

ONG Garupa, ISA (Instituto Socioambiental), ACIR (Associação das Comunidades Indígenas do Rio Negro) e FOIRN (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro) divulgam o calendário de 2019 das Expedições Serras Guerreiras de Tapuruquara, uma viagem pelas águas do Rio Negro, no coração da Amazônia brasileira.

Estão abertas as inscrições para os roteiros de 2019 da Expedição Serras Guerreiras de Tapuruquara: há seis datas disponíveis, entre os meses de setembro e novembro. Os viajantes percorrerão o Rio Negro e visitarão a região de serras entre as cidades de Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas, com pernoites, alimentação e passeios operados pelos próprios indígenas — tour em canoas tradicionais entre praias e ilhas, trilhas na mata, participação em festas e confecção de artefatos de fibra e cerâmica fazem parte da experiência.

As Expedições deste ano dão sequência à implementação do projeto de turismo de base comunitária iniciado em 2016, que surgiu do interesse das comunidades em desenvolver um turismo que valoriza sua cultura, gera renda e engajamento dos jovens. Elas são autorizadas pela Funai e têm perfil experimental: ajudam a aprimorar os roteiros e a capacitação das comunidades na gestão turística.

As expedições partem de Manaus e são divididas em dois roteiros: Iwitera (serra) e Maniaka (mandioca). O primeiro tem perfil mais aventureiro e o segundo, mais cultural — confira os detalhes da programação em serrasdetapuruquara.org.

Uma das novidades deste ano é a junção dos dois roteiros na Expedição Serras Guerreiras de Tapuruquara a bordo do Untamed Angling (saída em 4/8; u-amazon.com), a partir da parceria com a Untamed Amazon, que firmou um termo de cooperação com as oito comunidades envolvidas no projeto. A bordo de uma luxuosa e confortável embarcação — que serve de meio de transporte e hospedagem (há oito suítes premium, sala de estar e jantar e spa com jacuzzi e varanda) — os turistas têm a chance de visitar e fazer atividades em todas as comunidades.

Outra novidade é a oferta do roteiro Maniaka independente (saída em 15/11) — até o ano passado ele era realizado em conjunto com o Iwitera —, com transporte feito em barco regional. É a chance navegar pelo Rio Negro com tranquilidade, curtir a paisagem e interagir com o povo local também durante os trajetos de ida e volta (de Manaus a Santa Isabel do Rio Negro e de São Gabriel da Cachoeira a Manaus). As inscrições para as Expedições de 2019 devem ser feitas no site: www.serrasdetapuruquara.org

O PAPEL DAS ONGs

As Expedições Serras Guerreiras de Tapuruquara foram desenvolvidas em parceria pela Garupa, o ISA (Instituto Socioambiental), a ACIR (Associação das Comunidades Indígenas e Ribeirinhas) e a FOIRN (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro). A FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e o ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) apoiam o projeto.

Desde o seu início, a Garupa e o ISA apoiam o processo de fomento do turismo a partir das seguintes atividades: avaliação dos roteiros turísticos elaborados pelas comunidades, coordenação das viagens-piloto, criação um plano de negócio para a operação, organização de estruturas de hospedagem e alimentação e elaboração de um calendário para o turismo local.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×