Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Fundação Municipal Monsenhor Chaves comemora 30 anos

Entidade contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento cultural

Fundação Municipal Monsenhor Chaves comemora 30 anos
Orquestra Sanfônica | Divulgação

Criada em 26 de fevereiro de 1986, pela Lei Municipal nº 1842, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) completou 30 anos nesta sexta.. Durante essas três décadas de existência a entidade contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento cultural da cidade de Teresina, através da criação de espaços, projetos, grupos artísticos, realização de festivais, promoção de cursos, e outras ações de fomento.

Desde sua criação, o objetivo da Fundação Municipal de Cultura é realização de incentivo ao desenvolvimento das artes, por isso uma das primeiras ações foi a criação dos Centros Integrados de Artes nos bairros do matadouro, São João e Centro, além de espaços como o Museu de Cultura Popular e algumas bibliotecas comunitárias. Hoje a FMCMC aumentou o número de espaços e mantém três teatros municipais, sete bibliotecas, dois museus, o Palácio da Música de Teresina e a Casa da Cultura.

Além dos espaços culturais, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves promove eventos que já se tornaram tradicionais no município e representam oportunidades para muitos artistas. É o caso do Festival de Bandas, Festival de Dança, Chapadão, Teresina é Pop, Festival de Bonecos, Mostra de Teatro, Concurso Novos Autores etc. Além de organizar festas populares como o tradicional Corso de Teresina e o Carnaval.

Outra importante ação é viabilizar a atuação de grupos culturais de forte representação na cidade, como a Orquestra Sinfônica de Teresina, Orquestra de Violões, O Balé da Cidade, Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos e Banda 16 de Agosto. Assim como possibilitar a existência de projetos socioculturais como o Banda Escola, Violão na Escola e Orquestra Escola, que juntamente com as oficinas de artes oferecidas nos espaços culturais beneficiam centenas de crianças de comunidades e dão a elas uma expectativa de vida diferente.

Para celebrar suas três décadas de existência, a instituição está preparando uma séria de ações que serão desenvolvidas ao longo de 2016, criando novos projetos e aumentando o alcance das ações já em desenvolvimento. “Queremos que a população tenha ainda mais acesso a arte, a cultura. Por isso, nesse ano tão representativo para esta entidade, vamos realizar ações que leve a arte para onde o povo está indo aos bairros e regiões mais afastadas do centro. Pensamos em novos projetos, mas também em recuperar aqueles que por ventura estavam sem muita atuação”, afirma o presidente da FMCMC, Lázaro do Piauí.

Uma das ações já em realização é a Mostra de Teatro de Teresina, que está com inscrições abertas e será realizada no próximo mês, levando espetáculos teatrais para varias regiões de Teresina.


O Nome


A Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves recebeu esse nome em homenagem ao intelectual Joaquim Raimundo Pereira Chaves. Licenciado em Filosofia, professor e historiador, o Monsenhor Chaves pertenceu a Academia Piauiense de Letras, onde ocupou a cadeira de número 23. Foi reitor e professor do Seminário Sagrado Coração de Jesus, vigário da Matriz de Nossa Senhora do Amparo e vigário-geral da Arquidiocese de Teresina. Além de grande incentivador da cultura na capital piauiense.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×