mais

Iphan entrega casarão do século XIX em São Luís do Maranhão

O casarão é uma das 44 obras contempladas pelo Programa de Preservação de Cidades Históricas em São Luís.

O casarão onde funciona a sede da Junta Comercial do Maranhão (Jucema) passou por reforma e foi inaugurado em abril. O prédio, construído no ano de 1824 e localizado na Praça Pedro II, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1961.

A reforma foi realizada por meio de parceria entre o Iphan e o Governo do Estado do Maranhão.  A primeira etapa iniciou em 2017, com recursos do Programa de Preservação de Cidades Históricas, que contempla 44 obras em São Luís. 

Iphan entrega casarão do século XIX  em São Luís do Maranhão - Imagem 1

O Iphan destinou mais de R$ 1 mi para a primeira etapa da reforma. (Foto: Iphan/MA)

Foi destinado um total de R$ 1.148.555,71 para o projeto de restauração e execução da primeira fase, finalizada no início de 2020. O restante dos recursos ficou a encargo do Governo do Estado do Maranhão.

O casarão é famoso por ter sido residência de Ana Jansen, rica empresária do século XIX que permeia o imaginário popular de São Luís. O prédio reformado, de aproximadamente 200 anos, teve preservados o estilo arquitetônico, as características históricas e artísticas. 

Foram realizados serviços de restauro da pintura, paredes, pisos, telhados e forros, assim como modernização das instalações elétricas e hidráulicas, serviços de drenagem, instalações contra incêndio, adequações de acessibilidade e paisagismo. 

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail