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Isabel Cardoso

Maquiagem ganha protagonismo em espetáculos teatrais

Maquiagem ganha protagonismo em espetáculos teatrais
Elenco de Zorro -Nasce uma Lenda | Gal Oppido

‘Zorro – Nasce uma Lenda’, ‘A Dama das Camélias’, ‘Dolores’, ‘Festa – A comédia’, ‘O Caso Makropulos’ e ‘A Mentira’ são os seis grandes espetáculos previstos para estrear ou já em cartaz na capital paulista. Embora marcadas por estilos diferentes (musical, peça dramática, monólogo, ópera e comédia), essas obras tem algo em comum: todas contam com visagismo assinado pelo guru dos pincéis, o make-up designer Anderson Bueno, que sempre mantém a agenda cheia, quando o assunto é a maquiagem artística por trás dos grandes espetáculos teatrais brasileiros.

Com tanta frequência de trabalhos, o que não falta é inspiração e criatividade. Segundo Anderson Bueno, essas características estão diretamente ligadas ao fato de ele não fazer distinção de trabalhos e estar sempre aberto a ouvir bem o diretor e entender a proposta do figurino. “E principalmente, não deixar de estudar nunca!”, completa o visagista.

Atualmente, Bueno experimenta a sua primeira estreia internacional como visagista, ao assinar o clássico da literatura francesa: ‘A Dama das Camélias’, que estreia neste mês em Cascais, Portugal. “Eu, particularmente, adoro fazer clássicos! Em especial quando estes são montados tentando ser o mais fiel à época. Além de tudo, esse espetáculo está sendo muito desafiador, por conta da distância. Nunca havia feito isso antes!”, entrega o profissional.

Bueno explica que em virtude da sua agenda, não conseguiu ir à apresentação do projeto. “Mas o Roberto Cordovani, idealizador e ator do espetáculo, me passou todas as informações necessárias sobre o trabalho. Inicialmente eles me mandaram os looks dos figurinos, eu respondi com a minha ideia de visagismo (maquiagem e perucaria). Montei um passo a passo de maquiagem para a execução, e por enquanto estamos indo bem! Porém, eu irei à estreia do espetáculo, e aí pode ser que haja alguma alteração!”, revela. O drama a ‘A Dama das Camélias’ fica até o fim deste mês em Portugal. Após a temporada portuguesa, a peça será apresentada no West Plaza / Sala Laura Cardoso, em São Paulo, em cartaz de 3 de agosto a 29 de setembro.

No entanto, quando o assunto é o trabalho mais complexo atualmente, Bueno não esconde outro desafio que vem por aí. “Em ‘O Caso Makropulos’, existe um efeito de maquiagem que se revela no final, que ainda será testado, porque envolve questões técnicas de iluminação e claro, de orçamento”, diz o visagista sobre a ópera que estreia no dia 14 de junho, em São Paulo.

A inspiração para o visagismo de ‘O Caso Makropulos’ vem do diretor do espetáculo André Heller, ao solicitar que todo o figurino fosse inspirado nas duas primeiras décadas do século 20. “Quando ele apresentou a sua ideia de época e estilo, tendo como harmonia de cores as obras de Edvard Munch (quadro O Grito), eu resolvi transpor estas tonalidades para o estilo de maquiagem da época”, explica Bueno.

Na perucaria, os penteados clássicos que marcaram a década do início do século 20 também serão retratados. “O detalhe mais marcante fica para o momento final do espetáculo, onde usamos uma maquiagem incolor, que se revela na luz negra, criando efeito de veias no corpo da personagem”, revela o especialista. Escrita com base na comédia de Karel Capek, um dos mais influentes escritores tchecos, o espetáculo é dividido em três atos e tem Elina Makropulos como personagem central. Essa ópera ficará em cartaz no Theatro São Pedro até 23 de junho.

Já em 2 de agosto, a capital paulista recebe ‘Zorro – Nasce uma Lenda’, que também comemora os 100 anos da história do primeiro herói mascarado do mundo. Segundo Anderson Bueno, existem dois pontos muito interessantes nesse espetáculo. “O primeiro é que o elenco estará em cena o tempo todo. Então a plateia irá ver as transformações dos personagens em cena. Outro ponto bastante diferente, para aqueles que chegarem com antecedência ao espaço, é que parte dos camarins estará visível ao público, então quem chegar cedo, poderá acompanhar o processo de caracterização / maquiagem dos atores”, convida Bueno.

‘Zorro – Nasce uma Lenda’ ficará em cartaz em São Paulo no Teatro Santander até 3 de novembro. E nesse musical, o público pode esperar muitas cenas de ação, luta e correria. “Pensando nesse ritmo de espetáculo, a maquiagem tem que ser à prova d'água. Pensamos também em como realizar os efeitos (cicatrizes e sangue), sem que a mágica se perca, por conta da transpiração”, finaliza o especialista.

Sobre Anderson Bueno

Unindo técnica e talento em mais de 20 anos de carreira, Anderson Bueno é um dos principais make-up designers do Brasil, especialista em maquiagem para o teatro, musicais e óperas. Foi consultor e apresentador do reality Sob Medida, da Rede TV, onde dava dicas de maquiagem para as participantes. Dentre os famosos maquiados por ele, destacam-se nomes nacionais (Claudia Leitte, Marília Gabriela e Marília Pêra) e internacionais (os atores americanos Patrick Dempsey e John Malkovich e a cantora, cineasta e artista plástica japonesa Yoko Ono).

Formou-se em maquiagem e caracterização com a expert Corinne Perez, em 2001, e em maquiagem artística, no badalado Stick Art Studio de Barcelona (Espanha). Ganhou o Prêmio Conexão Beauty Art 2010, na categoria Artes Cênicas pelo musical “A Gaiola das Loucas”. Já em 2012, venceu o Prêmio Cabelos & Cia na categoria de melhor maquiador.

Anderson Bueno já assinou a maquiagem artística de diversos espetáculos de sucesso, tais como: 'Alô, Dolly', 'A Princesinha','Rigoletto', 'A Gaiola das Loucas', 'Hairspray', 'Godspell', 'Senhora Macbeth', ‘A Mulher de Bath’, ‘Frida e Diego’, 'O Fantasma da Ópera', ‘Xanadu’, ‘La Belle Hélène’ e ‘Hebe, o Musical’. Atualmente, ele continua atuando como visagista em grandes produções do teatro, realiza consultoria na área de beleza e também ministra cursos, palestras e workshops por todo o país. É idealizador da campanha: “Maquiagem é muito mais que uma simples pintura no rosto” e atua em um projeto de responsabilidade social - o curso de automaquiagem para pacientes em tratamento de quimioterapia, em alguns hospitais de São Paulo.


 




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