Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Morena Leite é a nova curadora do projeto Fartura - Comidas do Brasil

Morena Leite é a nova curadora do projeto Fartura - Comidas do Brasil
Morena Leite | Divulgação

A frente do Grupo Capim Santo, a chef Morena Leite é a nova curadora gastronômica do Fartura - Comida Brasil, projeto que compartilha conhecimento sobre os ingrediente brasileiros de sua origem ao prato. Para sua estreia, que vai acontecer em setembro na 23ª edição do tradicional Festival Cultura e Gastronomia Pró-Tiradentes, a baiana é responsável pela escolha de chefs renomados de todo país, como Bela Gil e Rodrigo Oliveira.

"Esse convite foi ótimo e me trouxe a oportunidade de fazer algo que adoro, que é reunir pessoas, amigos. Sou superagregadora, e me sinto como fazendo uma deliciosa receita pensando nos ingredientes. Foi um presente", comentou a chef.

O primeiro e mais tradicional festival de gastronomia do país vai acontecer nos dias 1 a 4 de Outubro e ganha um importante prefixo em 2020 com um objetivo principal: ajudar na recuperação econômica da cidade que o abraça há 23 anos. Em formato digital, a programação conta com cerca de 250 atrações gastronômicas e culturais, em mais de 100 horas de conteúdo que estarão disponíveis no site e nas plataformas Instagram , Youtube , LinkedIn e Facebook .

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA - COMIDAS DO BRASIL

A Plataforma Fartura - Comidas do Brasil tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público - em forma de conteúdo e experiência - e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia. A Plataforma Fartura consiste em: Expedições Fartura: viagens que já percorreram mais de 79 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas. Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados. Festivais Fartura: a celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos acontecem em nove cidades: Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Fortaleza e Lisboa. Até 2019, os festivais receberam mais de 850 mil pessoas, que se deliciaram com os mais de 2 milhões de pratos servidos. Além disso, foram 3.300 atividades gastronômicas e 1.265 apresentações culturais. Em 2020, ocorreu a primeira edição do Fartura Digital, em formato inédito no Brasil.

SOBRE MORENA LEITE

Morena Leite cresceu na cozinha do restaurante de seus pais em Trancoso, na Bahia. Fez o caminho inverso dos portugueses que há 500 anos, que chegaram em busca de especiarias, e seguiu para Europa para adquirir técnica gastronômica. Formou-se na Cordon Bleu Paris, em 1999, como chef de cozinha e confeitaria. De volta ao Brasil, aporta no Capim Santo, em São Paulo, com a missão de divulgar a cultura do nosso país através da cozinha, usando a técnica francesa para valorizar nossos produtos, mas sempre tendo como seu principal ingrediente o afeto e a valorização da sua equipe. Hoje além dos restaurantes Capim Santo (São Paulo e Rio) e Santinho (no Museu da Casa Brasileira, Instituto Tomie Ohtake e Theatro Municipal), comanda o Buffet Capim Santo onde realiza grandes eventos, jantares corporativos para até 5000 pessoas e casamentos. Em 2009 criou o Instituto Capim Santo, centro de capacitação gastronômico para jovens de escolas públicas, hoje com 5 unidades, que promove a mobilidade social através da inserção dos alunos no mercado de trabalho.



Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar