mais

MTur contrata consultoria para turismo gastronômico do Brasil

Resultado é divulgado em meio às comemorações do Dia Mundial do segmento, celebrado neste domingo, 18

Foi divulgado o resultado do edital, lançado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Unesco, que prevê a contratação de consultores para desenvolvimento de ações e estratégias para o turismo gastronômico e dentre os 123 cadastrados, foi selecionado Richard Alves, de Minas Gerais.

A consultoria fará o mapeamento dos principais eventos gastronômicos do país, apresentará os roteiros gastronômicos e produtos turísticos relacionados à gastronomia; a sistematização das políticas, programas e projetos desenvolvidos.

Gastronomia brasileira (Foto Pablo Regino/MTur)Gastronomia brasileira (Foto Pablo Regino/MTur)

A consultoria fará ainda o levantamento e a sistematização de informações relacionadas à gastronomia que contribuam para a construção de indicadores do setor e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional do Turismo Gastronômico do MTur criado para estruturar e promover o segmento no Brasil, valorizando a vocação do país como destino de excelência em gastronomia. Segundo a Organização Mundial do Turismo, a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, e só no Brasil movimenta cerca de R$ 250 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Dia Mundial do Turismo

O resultado coincide com a celebração do Dia Mundial do Turismo Gastronômico, celebrado neste domingo, 18. A data foi instituída pela World Travel Food Association (WFTA),  com o objetivo de valorizar as culturas culinárias mundiais e conscientizar tanto os consumidores quanto o setor a preservar e promover as riquezas gastronômicas através da hospitalidade e do turismo.

Richard Alves

O profissional selecionado tem experiência na gestão de projetos de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade envolvendo organizações públicas e privadas. Também atuou no setor turístico, com 20 anos de experiência em mais de 100 destinos brasileiros internacionais como Argentina, Colômbia, Portugal, Espanha e África do Sul.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail