Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Museu do Futebol recebeu palestra informativa sobre o câncer de próstata

Museu do Futebol recebeu palestra informativa sobre o câncer de próstata

No dia 16 de novembro, o Museu do Futebol aliou a história do futebol e o Movimento Novembro Azul. Das 10 às 11h, houve uma palestra informativa, ministrada pelo oncologista Dr. Ricardo Caponero, sobre o câncer de próstata, abordando fatores relevantes como riscos da doença, tratamento, sintomas, avaliação precoce e prevenção.

Anualmente, o câncer de próstata tem incidência anual superior em relação ao câncer da neoplastia de mama. De acordo com estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), por ano são constatados 60.000 novos casos, chegando a mortalidade de até 12.000 homens. ?A incidência da doença aumenta rapidamente após os 45 anos e de forma crescente até os 80, quando compete com outras causas de mortalidade? relatou o Dr. Ricardo Caponero.

Durante a palestra, foi destacada a importância dos exames de rastreamento, já que alguns estudos retrataram que as estratégias adotadas foram insuficientes para reduzir a taxa de mortalidade ocasionada pela enfermidade. ?A questão é que nem todo paciente diagnosticado com câncer de próstata precisa de tratamento agressivo. É muito importante analisar a idade, as doenças concomitantes e a potencial agressividade do tumor. Com base nisso o melhor tratamento pode ser definido?, explicou Dr. Caponero.

A recomendação médica é que homens a partir de 45 anos efetuem o exame de próstata, a fim de uma identificação precoce da doença. Entretanto, para homens que possuem fatores de risco maiores, recomenda-se o exame com uma periodicidade menor.

O Movimento Novembro Azul distribuiu aos visitantes do no Museu do Futebol três mil folhetos informativos, e o local recebeu a cor azul em prol a campanha.

Sobre o Novembro Azul

Depois do sucesso do ?Outubro Rosa?, movimento sobre prevenção do câncer de mama que tomou conta do Brasil, agora chegou a vez de repetir a dose, mas com a atenção voltada para a saúde masculina. Criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, o ?Novembro Azul?, tem o objetivo de orientar sobre câncer de próstata, assunto ainda cheio de preconceito e resistência entre os homens que não têm o hábito de ir ao médico para a realização de exames preventivos.

De acordo com o INCA, no Brasil, um a cada seis homens é vítima da doença, que, se não identificada e tratada no estágio inicial, pode levar a óbito. Esse mal é considerado um dos principais fatores responsáveis pela morte entre os homens.

Sobre o Instituto Lado a Lado pela Vida

O Instituto Lado a Lado pela Vida é uma instituição brasileira sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), idealizada em 2008 com sede na cidade de São Paulo. Sua missão é levar ao cidadão leigo conhecimento sobre a saúde em diversas esferas: informação, apoio, conscientização, prevenção, inclusão social, quebra de paradigmas e preconceitos, sempre com foco na humanização da saúde, a fim de promover informação de qualidade, reflexão, debate e todo e qualquer tipo de prática que objetive o bem-estar.

As ações são desenvolvidas em espaços abertos (áreas de grande circulação pública) e fechados (empresas, hospitais, entre outros), além de contextos urbanos e rurais, e possuem abrangência local e nacional. São utilizados diferentes meios de comunicação e de sensibilização do público-alvo, como materiais informativos próprios, recursos lúdicos e artísticos, oficinas, portais eletrônicos, mídias sociais, sites e blogs.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar