Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Músicos brasileiros impressionam público alemão durante o Museumsurferfest

Músicos brasileiros impressionam público alemão durante o Museumsurferfest

Escolhido para ser o convidado de honra pela Feira do Livro de Frankfurt em 2013, o Brasil estreou sua programação cultural na cidade alemã no último fim de semana. Em palco exclusivo para atrações brasileiras, montado à beira do Rio Reno, em parceria com a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Frankfurt, os músicos Criolo, Lenine e o grupo de percussão corporal Barbatuques agitaram o Museumsuferfest (Festa dos Museus), um dos maiores festivais culturais e artísticos da Europa, que atraiu mais de três milhões de visitantes nos dias 23, 24 e 25/08.

O palco EstaçãoBrasil na Festa dos Museus teve mais de 30 horas de programação, com a participação de artistas brasileiros que vivem na Europa. O pontapé inicial na agenda cultural do Brasil em Frankfurt foi dado pelo rapper Criolo, na sexta-feira.

"Nossa passagem pela cidade foi muito rápida, mas ficou muito clara a presença expressiva do Brasil dentro da celebração, com pessoas dedicadas a diversos campos das artes. Isso é muito importante", afirmou o músico.

Comemorando 30 anos de carreira, o pernambucano Lenine apresentou o show ?The Bridge ? A Ponte? ao lado do maestro holandês Martin Fondse e orquestra, no sábado. Encerrando a programação brasileira, o grupo Barbatuques, considerado uma referência internacional em percussão corporal, deixou o público encantado ao criar melodias e diferentes ritmos musicais a partir de efeitos de voz e da exploração de sons produzidos pelo corpo humano.

Para a vice-diretora da Feira do Livro de Frankfurt, Marife Boix Garcia, e o diretor do Museumsuferfest, Kurt Stroscher, os shows foram um ótimo começo. O diretor de produção local, Michel Greulich, elogiou as apresentações brasileiras e afirmou que elas aumentaram a expectativa para os próximos eventos. ?O Brasil apresentou-se de forma muito agradável e num nível cultural elevado. A mistura fascinante dos artistas brasileiros que vivem na Europa e com grandes nomes, deu uma impressão maravilhosa da cultura brasileira.?

Como país homenageado, a presença do Brasil na Alemanha vai além da sua participação na Feira de Frankfurt (9 a 13 de outubro), o maior evento editorial do mundo. Com agenda extensa e o desafio de apresentar sua diversidade e pluralidade literária e cultural, o Brasil já esteve presente na Feira do Livro de Leipzig (março de 2013), no Festival Internacional de Literatura de Colônia (março de 2013), na Semana do Livro Infantojuvenil de Colônia (junho de 2013) e participará do Festival Internacional de Literatura de Berlim (setembro de 2013) e do Festival Literário de Berleburger (outubro de 2013).

As próximas atrações culturais em Frankfurt acontecem no Palmengarten, nos dias 30 e 31 de agosto, com Lucas Santanna, Jorge Mautner e Jards Macalé no show ?Tropicália Ontem e Hoje?, e no dia 1º de setembro, com Guinga e o Quinteto Villa Lobos ? correalização Funarte e Sesc São Paulo.

A participação brasileira na Feira do Livro de Frankfurt tem a organização dos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Fundação Nacional de Artes (Funarte), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Câmara Brasileira do Livro (CBL).


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar