mais

Pesquisa aponta 55% dos brasileiros querem fazer turismo na própria cidade

Aumenta o interesse de brasileiros em fazer turismo na própria cidade ou arredores

Fazer turismo na própria cidade ou arredeores, com deslocamentos de até 300 km são realidade para muitos turistas brasileiros. Segundo pesquisa da Booking.com, mais da metade da população brasileira (55%) demonstrou interesse em conhecer um novo destino na região em que mora.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou a importância dessas visitas a atrativos turísticos e viagens para o setor, sempre observando as medidas de biossegurança necessária. “Temos visto essa movimentação de turismo de proximidade. Isso é bastante positivo, pois dá força aos empreendimentos que estavam parados por conta da pandemia, além, é claro, de dar mais uma opção ao viajante de redescobrir lugares que, até então, poderiam não ser nem lembrados em outros momentos”, disse.

O Ministério do Turismo recomenda uma série de medidas para uma viagem segura, por meio do “Selo Turismo Responsável”, iniciativa que estabelece boas práticas de biossegurança para 15 atividades do setor e também para o turista. A medida define protocolos específicos para a prevenção da Covid-19 e busca auxiliar na retomada segura das atividades tanto para turistas quanto para trabalhadores. O Selo está disponível para meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, entre outros, e pode ser obtido de maneira gratuita e virtual pelo site.

Destinos próximos e de natureza estão sendo mais procurados por turistas. Crédito: Arquivo/MTurDestinos próximos e de natureza estão sendo mais procurados por turistas. Crédito: Arquivo/MTur

Sugestões de destinos

No Rio de Janeiro, por exemplo, além da própria capital, é possível conhecer lugares como Petrópolis, Arraial do Cabo e Teresópolis. Se você é de Salvador (BA), uma ótima opção será Itacaré, Itaparica e Morro de São Paulo, que é um dos destinos preferidos do estado. 

No Pará, a famosa Belém, com seus atrativos únicos, também pode ser ponte para a ilha de Marajó, Bragança e Salinópolis, que é conhecida pela beleza de suas praias e pela pesca esportiva. Por fim, o Sul do país traz as já conhecidas Gramado, Canela e Cambará do Sul, que ficam próximas à capital gaúcha, Porto Alegre.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail