Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Piauí terá primeiro curso técnico em dança

Piauí terá primeiro curso técnico em dança

Piauí terá primeiro curso técnico em dança
Curso é resultado de parceria entre Seduc e Escola Balé de Teresina | Divulgação

A dança faz parte de um dos segmentos da arte que atraem de adultos a crianças. Em Teresina as escolas especializadas ensinam técnicas e mostram o caminho a seguir para quem quer e gosta de movimento. Uma das novidades nessa área e que deve movimentar o universo artístico é a criação do I Curso Técnico em Dança do Piauí, que acontecerá na Escola Balé de Teresina.

A concepção desse curso se desenvolveu a partir de uma parceria firmada entre a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc) e o projeto Escola Balé de Teresina. Com duração de um ano e meio, no primeiro momento, serão oferecidas 45 vagas destinadas a alunos que estejam cursando ou que irão cursar o ensino médio.

?Para nós que trabalhamos e que vivemos da dança, a abertura desse curso representa um imenso avanço para a história da dança piauiense, porque aquele que deseja pode tornar-se um profissional e não terá apenas como única saída os cursos livres que são ofertados nos estúdios, academias e escolas de dança. Esse curso técnico em dança é profissionalizante, será responsável pela formação técnica e artística do profissional da dança, assim também como o embasamento teórico, científico e cultural dos estudantes de dança?, diz a diretora da escola, Luzia Amélia, que se mostra entusiasmada com o projeto, afinal irão surgir daí futuros profissionais da dança e, quem sabe, novos talentos.

Segundo ela, a partir da criação desse curso, a comunidade poderá adquirir conhecimentos específicos de dança, frequentando um curso gratuito e com professores aptos a passar importantes ensinamentos nessa área. Uma oportunidade para quem gostaria de seguir nesse caminho.

O aprendizado adquirido a partir das aulas práticas permitirá a alunos e professores uma troca de conhecimentos importante para o desenvolvimento e avaliação do próprio curso, que avançará junto com a turma. ?É totalmente compatível com o atual esforço nacional para nivelamento de oportunidades e redução da desigualdade social, já consagrados por políticas públicas como programas de distribuição de renda e segurança alimentar, cotas em universidades, assim como outras inúmeras iniciativas?, diz.

De acordo com a Seduc, será um único curso, com projeto pedagógico próprio, com proposta curricular e matrícula única de forma a assegurar cumprimento simultâneo das finalidades estabelecidas dentro dos princípios que regem a educação profissional no país, conforme Catálogo Nacional de Cursos Técnicos reconhecidos pelo MEC e legislação vigentes.

Curso é aprovado pelo Conselho Estadual de Educação

O Curso Técnico em Dança foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação conforme resolução assinada pelo próprio conselho e tem como principal objetivo formar profissionais técnicos em dança para atuarem no mercado.

?Assim, ele irá atender, de um lado, as necessidades de profissionalização de jovens e adultos e, por outro, as empresas e instituições que necessitam de trabalhadores qualificados nos vários nichos de mercado que oferece diversas oportunidades para a atuação deste profissional, o que justifica a implantação deste curso na rede estadual de ensino?.

Na grade curricular não poderá faltar a ética, raciocínio lógico e estético, componentes fundamentais para a formação de técnicos que atuam com iniciativa, criatividade e sociabilidade, possibilitando o estudo de gêneros e estilos da dança. Destaque também para a percepção, linguagem, estruturação e estética da dança (ritmo, dinâmicas, composição, forma), técnicas específicas e repertório de danças universais.

Além do Curso Técnico em Dança, o Projeto Escola Balé de Teresina oferece cursos livres de dança para crianças (a partir dos três anos), jovens e adultos, com turmas especiais para terceira idade. ?Nosso trabalho em dança se configura como algo inovador no contexto cultural em que vivemos, pois todos podem aprender e construir uma dança viva, capaz de dialogar com o mundo?.

Quem quiser saber mais sobre o I Curso Técnico em Dança do Estado do Piauí, a escola fica localizada na Rua Félix Pacheco, 1296, Centro. Informações 3221-1977. (Por Liliane Pedrosa)


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar