Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Piauiense Silmara Silva vai ao Rio abrir o Projeto Grandes Minorias com Medeia

Aprovado pelo Sistema de Incentivo Estadual a Cultura (SIEC), estreou em novembro de 2013, no Teatro do Boi

Piauiense Silmara Silva vai ao Rio abrir o Projeto Grandes Minorias com Medeia
Silmara em Medeia | Divulgação

O solo 'Exercício Sobre Medéia' com a piauiense Silmara Silva vai abrir a temporada do Projeto Grandes Minorias que acontece de 9 a 11 de julho, no Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro.

A oportunidade surgiu em 2013, quando o Coletivo Piauhy teve contato com a dramaturga carioca Marcia Zanellato que conheceu o trabalho do grupo. “O contato veio através do Projeto do SESC Leituras em Cena. A escritora viu o nosso trabalho Fogo, ficou muito impressionada com a qualidade do espetáculo”, diz Silmara.

Marcia, na época, disse que gostaria muito de levar o Coletivo para o Rio de Janeiro, após definir o espetáculo 'Fogo' de grande valor estético, técnico e conceitual. “No início de 2015, fomos procurados por ela que nos convidou para participar do Projeto Grandes Minorias - Ocupação do Teatro Glauce Rocha. Em princípio levaríamos nossos dois espetáculos, com a retirada do patrocínio prometido pela Secretaria de Cultura do Estado, antiga Fundac, ficou impossível a ida dos dois trabalhos, contudo, estamos felizes em poder levar o solo”, desabafa.

'Exercício Sobre Medeia' é livremente inspirado na tragédia grega Medeia de Eurípides, datada de 431 A.C. Desenvolve-se durante trinta e cinco minutos, em seis fragmentos em que através de processo de bricolagem de vários textos, inclusive da própria atriz, referentes ao Mito, desenvolve-se ações teatrais. Num ato cênico, em que a condição da mulher como uma das minorias da humanidade é revelada em uma narrativa única.

O espetáculo reconta a história da mulher-mãe-feiticeira, traída pelo marido Jasão, que num ato premeditado de vingança contra a infidelidade do marido, humilhação do Rei de Corinto Creonte (pai da noiva de Jasão) e de toda a sociedade, assassina sua rival e os próprios filhos. O espetáculo levou um ano de ensaios e pesquisas para ser montado. Toda concepção cênica e estética é de Adriano Abreu e Silmara Silva, com reforço da iluminação de Pablo Gomes.

Aprovado pelo Sistema de Incentivo Estadual a Cultura (SIEC), estreou em novembro de 2013, no Teatro do Boi. Em 2014 recebeu indicações de melhor espetáculo, cenário, iluminação, figurino, direção, grupo de destaque e melhor atriz no Troféu os Melhores do Teatro Piauiense. Levou os prêmios de grupo de destaque e melhor atriz do Piauí, pela segunda vez, para atriz Silmara Silva.

O solo circulou pelo Piauí em 2015 no projeto Março de Artes Cênicas, desenvolvido pelo SESC-PI. Depois da temporada carioca, deve circular pelo país. Para o diretor Adriano Abreu 'Exercício Sobre Medeia' é um espetáculo que tem se destacado pela sua qualidade. “Na minha opinião é um trabalho que consegue romper barreiras importantes na produção teatral local, por uma série de fatores: esteticamente e tecnicamente se inclui na categoria de um bom espetáculo teatral brasileiro contemporâneo; foi convidado a participar de uma temporada no Rio de Janeiro, coisa rara para os produtos locais, que em geral, só se apresentam fora do Piauí ou em festivais, ou através de editais de circulação”, diz lembrando que ele estará dividindo o público carioca com companhias importantes do teatro nacional.

Para Silmara, a expectativa é a melhor possível. “Primeiro uma oportunidade muito interessante de mostrar nosso trabalho, como também, realizar trocas importantes com os artistas de lá, estabelecer alguns contatos e, sobretudo, levar um espetáculo significativo do Teatro Brasileiro de Expressão Piauiense para outros públicos”.

Quem quiser mais informações sobre o projeto Grandes Minorias no endereço www.facebook.com/parapensarobrasil. (Por Liliane Pedrosa)





Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar