Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Teresina e Alemanha fazem intercâmbio entre orquestras

A ideia agora é trazer um músico da Alemanha para trabalhar com a OST ainda esse ano

Teresina e Alemanha fazem intercâmbio entre orquestras
Gilson Fernandes | Divulgação

O período de férias da Orquestra Sinfônica de Teresina no começo desse ano foi de aprendizado para o percussionista Gilson Fernandes. Acompanhado do maestro Aurélio Melo, ele embarcou para um intercâmbio de um mês em Mönchengladbach, na Alemanha, aprofundando-se em música erudita num dos berços desse gênero.

http://www.jornal.meionorte.com/arte-e-fest/teresina-e-alemanha-fazem-intercambio-entre-orquestras-285846

Durante o período de 15 de janeiro a 15 de fevereiro, Gilson esteve integrado à Niederrheinischen Sinfoniker, a Orquestra Sinfônica do Baixo-Reno, conduzida pelo maestro Mihkel Kütson.

O intercâmbio ocorreu após um projeto proposto pela Orquestra Sinfônica de Teresina ser levado aos alemães por Célia do Bonfim, piauiense que já mora no país há 18 anos. Como resultado, foi oferecida uma bolsa para um músico, de preferência um percussionista, para que eles pudessem aprender mais sobre o ritmo típico brasileiro.

Para Gilson Fernandes, o período foi rico em experiências, com inúmeros ensaios e participações em alguns concertos. O principal deles foi o “Brasil, Brasil”, uma noite especial no Theater Krefeld und Mönchengladbach para celebrar a cultura brasileira. Além de um bate-papo sobre a cultura, que contou com a participação do produtor de teatro Jessé Oliveira, Gilson participou da parte musical. “Já tínhamos definido parte do repertório, que teve composições de Heitor Villa-Lobos e Ney Rosauro. O Aurélio sugeriu algumas músicas e eles selecionaram as composições Mourão (Guerra-Peixe/Clóvis Pereira) e Reisado (Aurélio Melo), que foram as mais aplaudidas da noite. Eles conhecem mais o lado erudito do Brasil, e não esse lado rítmico, folclórico, e por isso acabou tendo mais destaque”, explica Gilson.

De acordo com o percussionista, a língua e o clima não foram problema. E o período serviu também para vivenciar um pouco da disciplina alemã. “Eles são muito organizados com relação ao horário, ensaios, apresentações. É um impacto fortíssimo. Eles chegaram a perguntar quanto tempo eu estudava por dia! Eu dizia ‘estudo de vez em quando’ e eles não conseguiam compreender, porque para eles, mesmo tocando a mesma peça sempre, têm que estudar diariamente. Faz parte da rotina.”

Entretanto, o percussionista destaca que a dificuldade inicial em se adaptar ao nível alemão também foi sentida por eles na hora de tocar música brasileira, até por uma questão cultural. “Um pouco duro nos nossos ritmos, o que é perfeitamente compreensível.” A ideia agora é trazer um músico de lá para trabalhar com a OST ainda esse ano, se possível.

Para o maestro Aurélio Melo, esse intercâmbio com a Alemanha é interessante para os dois lados. “Temos consciência de que eles têm o melhor do que necessitamos aqui, que são as técnicas apuradas de afinação, de interpretação de música erudita, e nós sabemos também que eles têm interesse na música brasileira, na potencialidade do músico brasileiro. Vamos tentar trazer um músico aqui para passar um mês, compartilhando toda a experiência deles relacionada à música erudita e também vivenciando e ensaiando um repertório que eles não conhecem e querem conhecer. Esse é objetivo que a gente pretende continuar e ampliar na medida do possível, vindo músico para cá e levando músico pra lá”, diz Aurélio.



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×