Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Teresina registra alta superior a 100% no turismo em 2019

Teresina registra alta superior a 100% no turismo em 2019
Ponte Metálica em Teresina: números reforçam bom momento do Turismo no Brasil. | Moura Alves/MTur

Números que revelam a expansão do mercado de viagens em Teresina (PI) reforçam o bom momento do setor no Brasil. Conforme indicadores divulgados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), o segmento registrou uma alta de 104,8% em 2019 na comparação com o ano anterior, gerando uma receita total de R$ 418,4 milhões.

Segundo a Semdec, 52,4% dos turistas que chegam à capital são motivados por negócios, e 27% visitam amigos e parentes. Quatro estados lideram a emissão de viajantes ao município: São Paulo (28,5%), Brasília (14,9%), Ceará (14,1%), Maranhão (10,3%) e Rio de Janeiro (7,6%). Entre os turistas internacionais, destaque para Portugal e Estados Unidos, ambos com um índice de 33,3%.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, destaca a retomada do desenvolvimento do setor na capital. “Tivemos uma queda em 2018, mas em 2019 já percebemos essa recuperação. Isso é decorrente, basicamente, da recessão que o Brasil viveu e que sofremos, principalmente em 2018. Este estudo é importante para perceber também o efeito dos eventos na nossa cidade”, ressalta o prefeito.

Primeira capital planejada do Brasil, Teresina se situa a 366 quilômetros do litoral. O município é conhecido como ‘Cidade Verde’, devido ao grande número de árvores que ornam suas ruas. O Parque Ambiental do Encontro das Águas constitui um dos pontos turísticos mais visitados. No local, os rios Parnaíba e Poti se unem e formam um só leito rumo ao Oceano Atlântico.

SUPORTE - A cidade é uma das contempladas no país por ações do Investe Turismo, programa desenvolvido em parceria pelo Ministério do Turismo, a Embratur e o Sebrae e que busca estruturar roteiros estratégicos. A capital integra a rota “Teresina e Serra da Capivara”, que também envolve, numa primeira fase no Piauí, Santa Cruz dos Milagres e São Raimundo Nonato.

As iniciativas envolvem o aprimoramento de atrativos turísticos, a comercialização de destinos e o estímulo a investimentos, bem como apoio para o acesso a linhas de crédito e a fontes de financiamento. Além disso, o trabalho fomenta a união entre os setores público e privado, no sentido de preparar e promover os serviços turísticos de cada rota.

Desde 2003, quando foi criado, o MTur já destinou cerca de R$ 65 milhões a projetos de infraestrutura na capital piauiense. Entre eles, a construção da Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França - um dos cartões postais da cidade, com um mirante sobre o rio Poti -, e o Parque da Cidadania, espaço que abriga diversas opções de lazer e proporciona a prática de esportes. (Por André Martins, com informações da Prefeitura de Teresina)


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se