Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Direito e Cidadania

Direito & Cidadania: Punir Corruptos

Programa exibido dia 15 07 17

Direito & Cidadania:  Punir Corruptos
Direito & Cidadania | Reprodução

Enquanto a população brasileira vive a expectativa para saber o destino das investigações da Operação Lava-Jato, que envolve dezenas de políticos que estariam envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras - pagamento de propina por um clube de empreiteiras a partidos em troca de contratos superfaturados -, a história recente dos julgamento de políticos no Brasil revela a grande dificuldade de se punir, em diferentes esferas - Legislativo e Judiciário - os infratores com assento no Congresso Nacional. 

Levantamento da Câmara dos Deputados, desde a redemocratização do país em 1985, desenha essa realidade. Dos 98 deputados que tiveram pedidas sua cassação, até 2014, apenas 15 foram punidos com a perda do cargo e dos direitos políticos, de acordo com dados da própria Câmara. E pior. A primeira punição para um parlamentar no Legislativo federal só aconteceu depois de seis anos do fim da ditadura militar, com a cassação de Jabes Pinto Rabelo, que teria beneficiado o irmão, acusado de tráfico de drogas.

Será que punindo dos políticos corruptos vamos um dia conseguir "limpar" o país? O programa Direito & Cidadania responde esta e outras perguntas.