Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Após reunião com Paulo Guedes, Ciro defende reabertura com empresários

Após reunião com Paulo Guedes, Ciro defende reabertura com empresários
|

Por Rany Veloso

Ao participar, na manhã desta quarta-feira (10), de uma teleconferência com empresários de diversos setores da economia do Piauí, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) defendeu a reabertura das atividades econômicas, mas com cautela e responsabilidade para que a retomada não represente um risco à saúde das pessoas e ao sistema de saúde do estado.

O senador se dispôs a servir de ponte para o diálogo entre os empresários do estado e a prefeitura de Teresina e o governo estadual.

REUNIÃO COM PAULO GUEDES

O blog apurou que ontem, o senador teve uma conversa com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a reabertura no país.

Ciro Nogueira disse que o ministro apresentou mecanismos que o deixaram entusiasmados quanto à retomada da economia, mas não poderia adiantar as medidas porque elas não foram ainda tornadas públicas. Ele alertou para os riscos que representam posições extremistas no país, citando que seu partido, o Progressistas, tem buscado o diálogo e o estabelecimento de medidas que suavizem a crise para os trabalhadores e empresas. “Tenho muita esperança de que iremos vencer essa etapa, mas é preciso união e diálogo”, ressaltou.  

Citou como exemplo o socorro emergencial, cuja proposta inicial era de R$ 200 mas foi para R$ 600 pela ação do seu partido. “Não tenho dúvidas de, se que não temos uma convulsão social no país, é em razão da ajuda”, afirmou.

Ele também reforçou sua ação parlamentar para facilitar o acesso a crédito de menor custo e com menos exigências e garantias. Ciro disse que sente na pele o problema da paralisação das atividades empresariais, porque ele próprio teve que fechar suas empresas.


ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS DO PIAUÍ

O senador ouviu as demandas de diversos empresários e economistas do Piauí, os quais lembraram as dificuldades que as empresas do estado passam, com números como o encerramento das atividades de 6,3 mil empresas que não mais reabrirão as suas portas e o desligamento de 7 mil trabalhadores no mês passado.

O senador disse que deve haver diálogo entre empresas e setor público e que vai levar as demandas dos empresários ao prefeito Firmino Filho, a quem elogiou por sua postura de se orientar por um comitê técnico-científico na tomada de decisões quanto à retomada da economia.

Segundo Ciro, o prefeito tem dados que indicam que os índices da Covid-19 ainda estão em elevação na cidade de Teresina, porém concorda com as argumentações de que podem ser adotados critérios de retomada de atividades econômicas com protocolos sanitários que impeçam ou reduzam os riscos de contágio.

O senador sugeriu que o setor empresarial faça uma proposta de reabertura programada, assumindo compromissos com protocolos sanitários rígidos e negociando quais áreas da cidade e setores econômicos podem ser reabertos mais rapidamente e com maior segurança. “Temos que aprender a conviver com a pandemia, porque ela será uma realidade presente em nossas vidas por longo tempo”, disse o senador ao lembrar que “a nossa economia precisa voltar a funcionar, mas sem prejuízo para o serviço de saúde e maior risco à vida das pessoas.”

A videoconferência em que o senador esteve foi organizada pela Rede Pense Piauí, com a participação de 45 empresários, executivos de empresas e economistas, sob a coordenação de Normando Sávio, do Sebrae Piauí.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar