mais

Marcelo Castro adere a apelo mundial à OMS por vacinas para o Brasil

O documento assinado por senadores aponta necessidade de vacinar no mínimo um terço da população brasileira

Por Rany Veloso

Junto com 64 senadores, Marcelo Castro (MDB-PI) aderiu à moção de apelo internacional do Senado Federal. No documento, eles chamam a atenção do mundo para a atual situação do país diante da Covid-19 e destacando a urgência de uma vacinação mais ampla e rápida no Brasil, que registra há mais de duas semanas recordes em número de mortos. Eles querem que 100 milhões de brasileiros sejam vacinados o mais rápido possível, mas reconhecem que com o atual ritmo isso não será possível. O documento será enviado aos mais diferentes grupos no mundo, a exemplo dos países do G20, ONU e OMS.

No texto, senadores destacam que o Brasil se tornou o epicentro mundial da pandemia, representando risco real para o mundo, e citam a atual média móvel de 72 mil novos casos e mais de 2 mil óbitos por dia. "Portanto, necessitamos urgentemente vacinar no mínimo um terço (1/3) da população brasileira, o que equivaleria a receber 100 milhões de doses no curto prazo", defendem.

Marcelo Castro adere a apelo mundial à OMS por vacinas para o Brasil - Imagem 1

"O país reclama atenção emergencial do mundo. Nosso ritmo de imunização é insuficiente para conter a propagação da doença. Até o momento, cerca de 5% dos 210 milhões de brasileiros foram vacinados. Dependemos de vacinas e insumos farmacêuticos ativos (IFA) importados, que chegam em ritmo lento, se comparado ao desafio posto pela segunda e devastadora onda da pandemia no Brasil", diz trecho da moção.

Também receberam a solicitação países da OCDE, os parlamentos europeu e inglês, o Congresso americano, Assembleia Popular Nacional da China, além de embaixadores do Brasil no mundo, embaixadores estrangeiros no Brasil, empresas produtoras de vacinas, presidentes das comissões de Relações Internacionais dos principais países e imprensa nacional e internacional.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail