Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Atrás do Omo Dadá com as Bençãos dos Orixás

Atrás do Omo Dadá com as Bençãos dos Orixás

Felipe Brito

Assessor de Imprensa

Afoxé Ile Omo Dadá

Dois meses de intenso trabalho, dedicação e muita fé no Orixá. Assim tem sido cada hora que antecede o desfile oficial do Afoxé Ile Omo Dada. Com novos ares e voltado para um futuro de conquistas, o Omo Dada completará 30 anos em agosto deste ano. Inúmeras são as idéias e principalmente a força de vontade de mudar, melhorar e dar ao afoxé mais tradicional de São Paulo, o reconhecimento merecido, aos anos de luta e perseverança na missão de representar de maneira descontraída, sem perder o respeito e a seriedade, à tradição dos Orixás.

Com uma nova diretoria, que tem se mostrado interessada e aguerrida, o Afoxé empossou como ministra a Cantora Fabiana Cozza: Olotojufoxé, A Guardiã do Ile Omo Dada. Fabiana é considerada por inúmeros críticos a maior revelação da MPB dos últimos anos, comparada à Clara Nunes. Dona de uma voz, bela e marcante, a intérprete tem em seu repertório uma variedade de músicas e canções que louvam os Orixás. ?Canto o Orixá em todos os palcos do mundo que eu estiver. Estive nos Estados Unidos e no Japão e lá cantei para o Orixá. Eles são a minha essência? declara a cantora.

Não só a voz encanta em Fabiana, mas também seu gestual e interpretação cênica, além do carinho com que trata os fãs e simplicidade que lhe é característica. ?A decisão de homenageá-la veio da necessidade de reconhecer aquela que tem sido a principal porta voz da tradição dos Orixás por meio da música atualmente? afirmou Oga Gilberto de Exu, Presidente do Afoxé Ile Omo Dada.

E assim se fez nomeada a ministra na terça feira do dia 22 de fevereiro, em uma daquelas noites quentes que tem sido freqüente em São Paulo. Ao som dos xéqueres, a cantora entrou emocionada nas dependências do Omo Dadá. Muitos aplausos, a charanga, como é conhecida a Bateria do Afoxé, rufou tambores a sua homenageada, acompanhada da tradicional reza a Xangô, patrono do Afoxé, entoada pela voz da Iyalodê Afoxé Wanda de Oxum, intérprete oficial da entidade carnavalesca. No último domingo mais um cerimonial lotou a Rua Carlos Belmiro, no n° 1259, para a coroação do Obá Afoxé: sacerdote representante do Orixá homenageado este ano, Oguian. O Babalorixá Alabiy teve uma postura digna de um autêntico rei. Mas ele não veio só, além da corte, composta entre alguns ilustres por Iyá Daniele de Oxum, uma das herdeiras do saudoso Tatá Pérsio, mereceu exclusivo destaque a Iyá Helena de Iyemanjá, Iyalaxé do Ilê Axé Ajagunan Fadaka. Dona de beleza notável encantou a todos com sua elegância ímpar. Também foram homenageados: Iyá Wanda, Oga Gilberto e Iyá Odete, ambos, pelo histórico de resistência e fundação da entidade.

Fonte: Africas


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar