Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Eu apoio e defendo a escola militar

Através da disciplina podemos melhorar a educação!

Eu apoio e defendo a escola militar
Polícia com poder cidadão de educar! | divulgação

Sou professor de uma escola do estado do Piauí que vai passar a ser militar, aqui em Teresina já existe outra que está dando certo. Em outros estados existem outras experiências de êxito dentro dessa mesma proposta. Diante do fracasso da escola pública, acredito que através da disciplina que os militares sabem impor, podemos de fato melhorar a educação da juventude.

Outro ponto que agrega valor dentro dessa minha opinião é o fato da aproximação educativa do corpo de segurança à comunidade. Dessa maneira, o poder de coercitividade assume aspectos educativos e passa exercer um poder cidadão. A escola militar como bem explicou os militares não é para formar soldados e sim para desenvolver um clima apropriado para o ensino e aprendizagem.

Então nesse sentido, um pequena parcela desses profissionais da segurança dividindo seus afazeres com o exercício da docência não interfere em nada em seu trabalho final, muito pelo contrário, contribui com a educação o que futuramente pode até facilitar o seu objetivo final que é garantir a segurança de todos.

Escrevo isso porque a Central Única dos Trabalhadores (CUT) manifestou repúdio a esse tipo de educação e o Sindicato da Categoria (SINTE) vem batendo forte contra esse tipo de Instituição Militar aqui no Estado do Piauí. Como professor de sociologia não tenho medo e nem falta de fundamentação para defender essa bandeira.

A democracia não passa apenas pela eleição de diretores, nem tão pouco na participação da comunidade na escola, nem pela luta salarial dos professores. A cidadania não se faz a parte das oportunidades que são poucas. E, diante da confusão, que se cria por interesses políticos, quem termina perdendo é a juventude que fica sem saída diante dos dilemas da vida e dos confrontos sociais, que se estabelecem de forma exarcebada por interesses que de fato não são das bases da sociedade, daqueles que realmente precisam.

Dessa forma, entendo que o professor necessita de uma ambiente de trabalho acolhedor, a comunidade, os pais e, principalmente, as mães anseiam por um comportamento e melhor posicionamento de seus filhos e filhas.

Com certeza o estado, independente do posicionamento político espera de seus cidadãos e cidadãs uma postura alinhada com o desenvolvimento, que só se dará em um clima harmonioso entre todas as partes, essencilamente com disciplina. Disciplina essa que os militares sabem muito bem como desenvolver sem truculência, por isso vamos acreditar na escola militar, vamos apoiar um modelo que vem dando certo aqui na capital piauiense e em outros estado do Brasil, posso citar Fortaleza no Ceará, Tocantins, dentre outros.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar