Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Edilson Nascimento

Roda de conversa com os Akroá Gamella movimenta a UFPI

PPGANT e Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia/UFPI promovem Roda de Conversa com os Akroá Gamella


No dia 14 de maio, no auditório Noé Mendes – CCHL UFPI, às 14h30, será realizada a Roda de Conversa com os Akroá Gamella, promovida pelo Laboratório do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia / UFPI e pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia - PPGANT. Nesta ocasião, as lideranças indígenas falarão sobre identidade, cultura, luta pela preservação do território e os desafios enfrentados no presente.

Os Akroá Gamela vivem em situação de conflito com fazendeiros no Estado do Maranhão e por defenderem o seu território, foram vítimas de um massacre no dia 30 de abril de 2017. A tragédia desta coletividade indígena foi notícia nos meios de comunicação social do Brasil e exterior devido à crueldade do ato de violência que sofreram.

A roda de conversa é um desdobramento do evento de extensão e pesquisa Roda dos Povos e Comunidades Tradicionais, realizado em novembro de 2018, no CCHL /UFPI. O objetivo é promover o diálogo entre os artífices do conhecimento tradicional e científico e favorecer ao desenvolvimento da ciência por meio da vivência como os povos e comunidades tradicionais. A atividade tem como objetivo contribuir para o reconhecimento dos saberes tradicionais e o respeito aos seus detentores, promovendo a erradicação de todas as formas de preconceito, discriminação e intolerância.

O evento conta com o apoio da Defensoria Pública da União; Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), Indígenas Gamela; Associação dos Povos Indígenas Tabajara, Tapuio Itamaraty; Associação Indígena Canto da Várzea; Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB); Comissão Pastoral da Terra (CPT); Grupo de Pesquisa sobre Identidades Coletivas, Conhecimento Tradicionais e Processos de Territorialização; Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFPI (CACS).

Informações: Laboratório do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia/UFPI - Sala 323 do CCHL/ Fone: 3237-2239.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×