Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Wilson Martins apresenta plano contra a seca a prefeitos do semiárido

Wilson Martins apresenta plano contra a seca a prefeitos do semiárido

O governador Wilson Martins reuniu-se nesta terça-feira (3) com dez prefeitos da região semiárida para tratar sobre plano de ações contra a seca elaborado pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Até o momento, o Governo Federal reconheceu decretos de estado de emergência de 53 municípios do Piauí.

Participaram do encontro os prefeitos dos municípios de São Raimundo Nonato, Caracol, São Lourenço, São Braz, Dom Inocêncio, Várzea Branca, Dirceu Arcoverde, Coronel José Dias, Bonfim do Piauí e Jurema.

?Temos um excelente relacionamento com o Ministério da Integração Nacional e isso nos tem permitido trabalhar com celeridade. Temos um plano de ações emergenciais e também de ações de médio prazo para executar no valor de 30 milhões. E essa é um grande preocupação porque o ano que se segue ao de seca é sempre pior?, afirmou o governador aos prefeitos.

O plano emergencial, elaborado por técnicos das Secretarias Estaduais de Defesa Civil e de Desenvolvimento Rural e do MI prevê o envio de carros-pipa, aquisição de cestas básicas, gás de cozinha e sementes. O repasse de recursos financeiros será feito através do Cartão Defesa Civil para assistência popular, diretamente aos municípios atingidos.

Já o plano de ações de médio prazo prevê a construção de 20 sistemas de abastecimento de água, como pequenas adutoras, ao custo aproximado de R$ 24 milhões, e de 139 barragens de acumulação, com custo pouco acima de R$ 5 milhões.

?Isso é só o início. Estamos buscando mais recursos para a construção de adutoras, poços, barraginhas?, comentou o governador Wilson Martins. ?Criamos um fórum com diversos órgãos do Governo do Estado e do Governo Federal há cerca de 45 dias para acelerar execução de ações contra a seca?, acrescentou.

Durante a reunião, os prefeitos solicitaram ao governador que busque, junto ao Ministério da Integração, o incremento do envio de água para os municípios atingidos. O prefeito de São Raimundo. Nonato, Padre Herculano, falou sobre as consequências da escassez de água na região sul. ?Em São Raimundo Nonato temos até menos problemas que outros municípios, como Capitão Gervásio Oliveira. Estamos recebendo carros-pipa do Exército, mas é insuficiente.




Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar