Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Balé de Garças premia turistas que fazem passeio pelo rio Poti

Balé de Garças premia turistas que fazem passeio pelo rio Poti
|

Um balé de garças , com as aves brancas sobrevoando, fazendo voos rasantes próximo às águas, voando sobre os pescadores, saindo em bandos, batendo as grandes asas e fazendo grandes percursos ou indo e vindo de forma frenética, premia os turistas que fazem passeios no rio Poti, que duram 40 minutos, no barco-escola da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semana), que sai do ancoradouro do Parque Potycabana até a Ponte da Primavera, na zona Norte de Teresina.

A viagem é tranquila e silenciosa , com a passagem por baixo de duas pontes, a Juscelino Kubitschek, que os adultos e crianças aproveitam para gritarem e ouvirem o eco de suas vozes, e a Ponte Estaiada, o principal cartão postal da capital piauiense.

Éfrem Ribeiro

A viagem começa com uma surpresa , com o condutor do barco-escola, Raimundo Fernandes, o Capivara , o comandante da icônica Barca do Sal, que foi lançada nas águas do rio Parnaíba durante a gestão do ex-governador Alberto Silva,  mostrando uma nascente de águas, que deslizam rápidas para o leito do Poti, rompendo a terra e abrindo espaço entre as árvores.

A viagem é feita com pouco movimento de animais entre as árvores.

O segurança e guia turístico Maurício Chaves afirma que  nas margens do rio Poti estão angicos brancos, angicos pretos, pau-ferro,  faveiras e inimigas, que são a inspiração para os nomes dos bairros da zona Leste de Teresina, Ininga e Planalto Ininga.

Maurício Chaves disse que o balé das garças acontece por todo o rio Poti, mas, principalmente, a partir da Ponte Juscelino Kubitschek.

"Nós temos muitas garças porque no rio Poti ainda existe abundância de peixes e outros alimentos para essas aves" , declarou Maurício Chaves.

As garças ficam próximas das águas, em cima das árvores em grupos ou sozinhas. É possível ver uma família inteira , com a mãe e seus filhotes.

Maurício Chaves afirma que além das garças podem ser observados martim pescador , galinha d'água, com e ricongo.

Durante o passeio é possível ver gaviões sobrevoando o rio Poti.

A condutora de turistas Beatriz Carvalho disse que o passeio pelas águas do rio Poti é de oito quilômetros e demora 40 minutos.

O barco-escola da Semam tem capacidade para transportar 60 turistas, que , de tão felizes saem da embarcação cantando a música-símbolo da capi



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×