Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Casos de Covid-19 crescem 104,59% em 10 dias em Teresina

O número de casos confirmados do novo Coronavírus em Teresina cresceu 104,59% em apenas 10 dias. 

O total passou de 458, dia 02 de maio, para 937, no dia 12 de maio, de acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). O número de mortes foi de 14 para 26; um acréscimo de 85,71% no mesmo período.

A elevação no número de casos reflete diretamente o afrouxamento do distanciamento social em toda a cidade. No dia 02 de maio, Teresina registrou somente 43,90% de isolamento. “A consequência de uma taxa de isolamento é sentida de 10 a 15 dias depois. Ou seja, estamos vivendo hoje, o resultado do baixo isolamento feito 10 ou 15 dias atrás. Muitas pessoas ainda acham exagero quando pedimos para que fiquem em casa, mas os números nos mostram a necessidade do distanciamento social e da importância de as pessoas permanecerem em suas casas o máximo possível. Essa é a nossa maior arma para evitar a contaminação pelo novo coronavírus”, alerta Manoel de Moura Neto, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Segundo aponta a quarta etapa da pesquisa de investigação sorológica realizada pela Prefeitura de Teresina, em parceria com o Instituto Opinar, a capital deve apresentar 17.297 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. A quantidade é 36 vezes maior que os 435 casos confirmados no domingo anterior à pesquisa, que foi realizada entre os dias 08 e 10 de maio, e houve um crescimento de 38% dos casos em relação à semana anterior.

Leitos de UTIs estão em estado de alerta. Foto: CCom

O índice de positivados saltou de 0,56%, quando foi realizada a primeira etapa da pesquisa entre os dias 16 a 19 de abril, para 2,0% nesta quarta etapa da sondagem. Os dados da pesquisa mostram também que a região Sul da cidade segue crescendo no número de registros e apresentou o maior percentual de casos, 36%. Os números na zona Norte também aumentaram em relação à terceira etapa da sondagem e agora são 21%. A zona Sudeste permanece com os 23%, o mesmo registrado na última pesquisa, e a zona Leste apresentou uma queda no número de positivados, e agora são 20% dos casos.

A sondagem é feita em visitas residenciais com equipes composta por pesquisadores do Opinar, responsáveis pelos questionários, e técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que fazem os testes rápidos para Covid-19. A pesquisa leva em consideração uma população estimada em 864.845 habitantes em Teresina.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar