mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Cem mil piauienses atualmente fazem curso superior, metade de toda a população que tem formação universitária no Piauí

Segundo ele, em 2015, o Piauí deverá ter IDH igual ou acima de 0,7; uma média considerada alta.

Cem mil piauienses atualmente fazem curso superior, metade de toda a população que tem formação universitária no Piauí
Wellington Dias | Efrem Ribeiro

Ao refletir sobre o Dia do Piauí, o Governador Wellington Dias (PT), afirmou que no Piauí atualmente 100 mil pessoas estão fazendo curso superior e 200 mil piauienses tem curso universitário completo. Isso significa que os piauienses que estão estudando hoje representam 50% de todos os habitantes do Estado que tem formação de nível superior.


Image title

Wellington Dias declarou que o seu propósito desde a campanha eleitoral é colocar o Piauí com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre os melhores do país, para que isso represente de fato melhoria de renda e qualidade de vida.

Wellington Dias disse que tem projeto para o desenvolvimento do Piauí, que é um plano que nasceu ainda nas eleições de 2002 e em 2003 já com mais informações sobre o Estado e o Governo, fez um planejamento no Estado junto com planejamento feito no Brasil quando o presidente Lula lançou o Plano Brasil 2022 no ano de 2004.

Dias falou que em 2022 o Brasil estará completando 200 anos de sua independência de Portugal. Ele disse que em 2002 o Piauí tinha um IDH de 0,4; considerado muito baixo, por isso o Piauí é um  Estado muito pobre e entrou no século XXI com pobreza e pessoas passando por inúmeras dificuldades, desemprego e pessoas vivendo como indigentes na área de saúde e ausência de médicos.

“Nós fizemos planejamento em todas as áreas com o objetivo de executar cerca de 80 metas para educação, segurança, economia, infraestrutura e diversas áreas, para a área social afim de elevar o IDH e reduzir a desigualdade social”, disse Wellignton Dias.

Segundo  ele, em 2015, o Piauí deverá ter IDH igual ou acima de 0,7; uma média considerada alta.

“Chegamos em 2014 com IDH de 0,6 que é médio e que atingindo 0,7 queremos ainda atingir 0,8 e 0,9 o que é uma média alta. O desafio não é pequeno, queremos atingir uma meta de escolaridade acima de 12 anos de estudo, expectativa de vida acima de 75 anos em 2022 e uma renda por habitante/ano acima de R$ 20 mil. É um desafio gigante, eu estou muito animado, nós temos avançado muito na educação. Este ano estão retomando o plano para ter ciclo completo de educação em cada município, com creches, pronatec, ensino básico, superior e possibilidade de pós-graduação em 224 municípios; garantir a possibilidade de consolidar aquilo que é básico para o ser humano, alimentação segura, água potável e segurança hídrica com cuidado ambiental, completar o sistema de saúde e segurança, reduzir mortalidade por violência e acidentes de trânsito, garantir habitação, ter infraestrutura de transportes e estradas, ferrovias, aeroportos, hidrovia, energia, produção. Estamos investindo muito na produção de energia, garantir uma rede moderna de comunicação. Estamos atrasados, mas vamos avançar muito”, falou o Governador.

Ele disse que estava em Parnaíba (345 km de Teresina) onde está sendo implantada a rede de fibra óptica de Teresina até Parnaíba, já que já existe linha de fibra óptica de Piripiri para Teresina integrada com a região nordeste  e o mundo através de uma rede que chega pelo Ceará. Segundo Dias, essa rede será estendida para Picos ainda este anos.

Dias falou que há necessidade de ampliar a rede de fibra óptica para Floriano fechando as linhas que  vem de Picos passando por alguns municípios em direção à Corrente.

“Essa fibra óptica faz uma espécie de 8, tem uma linha que sobe de Piripiri para Parnaíba, com isso vamos ter condições com rádio e atenta digital, banda larga 4 G em praticamente todos os municípios do Piauí, isso é algo revolucionário para a comunicação em todas as áreas que se possa imaginar. Com isso vamos fazer a economia crescer, coma  produção de alimentos de pequenos, médios e grandes, com agronegócio e demais áreas. O que posso dizer nesse Dia do Piauí é que se em 2002 era apenas um sonho, esse sonho está se tornando cada vez mais realidade. Quem vive no Piauí pode ver o avanço, é claro que algumas coisas precisam ser cuidadas, com a área de segurança pública. Eu creio que o Brasil vive um momento muito difícil neste ano, mas o que aconteceu nos últimos dias sinaliza uma oportunidade de crescimento e condição de ter aprovação em projetos para o crescimento econômico. O Piauí quer crescer de forma mais acelerada que o Brasil. Este anos estamos fazendo muito para ter crescimento e saldo positivo de empregos. O meu projeto pessoal de vida é viver em um lugar desenvolvido e escolhi viver a vida toda no Piauí. Então vamos consolidado, sim, o Piauí como um Estado desenvolvido”, finalizou Wellington Dias.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail