Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Covid-19: Prefeitura deverá decretar medidas mais rígidas em Teresina

Compartilhe

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) municipal e estadual se reúne às 17 horas deste domingo (21), para discutir e avaliar a situação da pandemia em Teresina, para que assim, possam ser tomadas medidas para o enfrentamento da segunda onda da Covid-19, informou o secretário municipal de Finanças e vice-prefeito, Robert Rios Magalhães (PSB), em entrevista ao Meionorte.com

Robert Rios adiantou que o governador Wellington Dias (PT) e prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (MDB),  devem cumprir o que decidir a área técnica.

"Essa dor pertence a todos nós e buscaremos solução sem esmagar o setor produtivo que já foi duramente penalizado. Penso que se a medida for forte tem que ser breve. Tanto o prefeito de Teresina como o governador tem o compromisso de tomar providência técnicas. Hoje às 17 horas terá uma reunião do COE do estado e do município e vão buscar uma decisão técnica, para que amanhã os dois se reúnam o também tomem uma decisão política. O COE vai orientar a decisão. As medidas dependerão da avaliação dos técnicos. Nós não podemos deixar o sistema entrar em colapso", completou.   

Foto: Semcom

Em uma conversa no WhatsApp, o secretário explicou que a Prefeitura de Teresina poderá impor mais sacrifícios a categorias que já estão sem forças, como segmentos de bares, restaurantes, comércio e o povo de modo geral. "Mas precisamos conter a nova onda de Covid-19, que chegou em nossa cidade. Não haverá salvação sem mais sacrifícios. Venceremos esse desafio juntos" , declarou.

Segundo ele, o diligente médico Gilberto Albuquerque, da Fundação Municipal (FMS), previu que após o Carnaval a situação da Covid-19 seria alarmante, falou várias vezes na TV que final de fevereiro e março a coisa ficaria séria. "Taí acontecendo a preocupação dele", adiantou.

Além disso, Robert disse que amanheceu muito preocupado com a situação da  Covid-19 na capital.  "A pandemia é crescente, destruindo a economia e vidas. O sistema de saúde pública e privada opera no limite de forma dramática. Precisamos adotar, pelos dias necessários, medidas drásticas para conter o avanço dessa doença. O sistema de saúde está na fase de colapso, não só em Teresina, mas no estado. Nós estamos com problema nas três esferas, sendo os hospitais privados, do município e estado", disse.

COE faz alerta para ocupação de leitos em todo o Piauí

O Centro de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), emitiu uma nota de esclarecimento na noite deste sábado (20), alertando sobre a taxa de ocupação de leitos no Estado.

Uma reunião entre os membros do COE-PI realizada na noite de ontem avaliou que a ocupação de leitos na região de Teresina, Parnaíba, Floriano e Piripiri já ultrapassa 80%. Com isso, foi recomendado uma maior atenção para o reforço nos cuidados com a higienização e distanciamento.

Foto: Divulgação/ Sesapi

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está trabalhando na ampliação de leitos, porém esta é uma medida que exige tempo e profissionais disponíveis. Portanto, a colaboração da população é fundamental neste momento para evitar o colapso da Rede Estadual de Saúde”, diz trecho do comunicado.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar