Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Conjuntos habitacionais geram desenvolvimento em Timon

A comerciante Andreia Rodrigues, foi uma das primeiras moradoras do conjunto Novo Tempo, de 2,2 mil habitantes, em Timon (MA). Ela lembra que há sete anos, quando o conjunto começou a ser ocupado pelos moradores, tinha saído de uma casa, onde morava de favor, com o marido e uma filha, no Parque São Francisco.

Quando foi morar no conjunto Novo Tempo ficou impactada que para o novo bairro, a cinco quilômetros, começava a existir com 2,200 casas, e, claro, mais de 2,2 mil famílias para quem poderia vender os produtos de sua mercearia aberta em uma sala da sua residência. “Comecei com uma pequena mercearia, onde vendia arroz, feijão e verduras”, lembra Andreia Rodrigues, que é hoje proprietária do Comercial Codó, um mercado que vende produtos iguais ao de um grande supermercado.

Crédito:Efrém Ribeiro

“Chegou um tempo que as mercadorias não cabiam mais na sala, abrimos a área do quartinho da frente e hoje o nosso mercado ocupa quase toda a casa e o quintal para onde ampliamos o empreendimento. O negócio começou devagarzinho, mas agora estão boas. Não se pode reclamar de barriga cheia”, afirmou Andreia Rodrigues, que agora tem três filhos, entre eles o mais cacula, Clodoaldo José Gomes da Silva II, de sete meses.

No estudo “Programa Minha Casa Minha Vida e os Impactos Socioambientais de Timon: uma análise dos Conjuntos Habitacionais Padre Delfino e Júlia Almeida”, os pesquisadores Juciara de Oliveira Sousa, licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), especialista em Ciências Ambientais e Saúde pela FAEME e professora da Rede Estadual de Ensino do Piauí, e Jorge Martins Filho, doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), apontam que o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), maior programa habitacional brasileiro nas últimas décadas, vem realizando o sonho de aquisição da casa própria de muitos brasileiros, ao mesmo tempo em que vem realizando mudanças no espaço urbano da maioria das cidades brasileiras.

Segundo eles, ocorreram impactos socioambientais decorrentes da implantação de dois conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) no município de Timon, sendo eles o Padre Delfino e o Júlia Almeida.

A maioria dos conjuntos do PMCMV foi conseguida durante a gestão da ex-prefeita de Timon Socorro Waquim (MDB) e com casas conseguidas pela ação do ex-deputado federal Sétimo Waquim, do MDB, que aproveitava sua atividade parlamentar para conseguir os projetos que eram executado pela gestora, sua mulher, mas também alguns conjuntos foram construídos na gestão do atual prefeito, Luciano Leitoa (PSB).

Impactos na infraestrutura e economia

Os impactos não são apenas ambientais, são também de infraestrutura, urbanismo e econômicos. No conjunto Novo Tempo já foram construídos Posto de Saúde, Creche e colégios. A movimentação de pessoas no conjunto é semelhante à de uma cidade.

Ao perceber que as famílias queriam aumentar suas casas, reformular e ter mais conforto, o empresário Rafael da Silva, de 29 anos, abriu uma loja de material de construção civil e um depósito, onde vende de cerâmicas, tijolos, torneiras, pias a areia, seixo e telhas.

“Os negócios estão bons, não podemos reclamar de crise. Percebi que as pessoas queriam fazer um puxadinho em suas casas, no final do ano fazem reformas, constroem um novo quarto, uma sala nova, uma garagem , um cozinha. Para isso, as famílias precisam de cimento, areia, seixo e tijolos e estamos oferecendo esses produtos”, falou Rafael da Silva, que tem loja de material de construção civil no conjunto Novo Tempo.  




Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto