Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Consórcio do NE permite ação conjunta dos nove Estados em várias áreas

Consórcio do NE permite ação conjunta dos nove Estados em várias áreas
|

Um momento histórico. Foi assim que os governadores do Nordeste resumiram o encontro do Fórum de Governadores do Nordeste, que ocorreu Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado do Maranhão, em São Luís, na quinta-feira (14).

No final da reunião, os governadores assinaram o protocolo para criar o Consórcio Nordeste.

O consórcio é uma parceria institucional entre os Estados para melhorar a gestão e economizar recursos públicos, entre outras vantagens.

Com o Consórcio poderão ser feitas compras conjuntas, para reduzir o preço dos produtos ou serviços. Quanto maior o número de produtos adquiridos ou serviços contratados, maior é o poder de negociação dos Estados para reduzir custos.

“Quanto maior o número de produtos ou serviços contratados, mais barato sai o valor por unidade. É a mesma lógica dos grandes supermercados e do consumidor comum. Os grandes mercados conseguem negociar preços bastante competitivos porque compram enormes quantias. O consumidor comum não tem esse poder de negociação porque compra pouco. Portanto, juntos, os nove Estados do Nordeste vão conseguir preços melhores em produtos e serviços. Isso vale, por exemplo, para medicamentos, material escolar, equipamentos agrícolas e serviços de asfaltamento”, falou o governador Wellington Dias..

“O Consórcio do Nordeste é um sonho, trabalhado há muitos anos, que se torna realidade em São Luís, do Maranhão. Os nove estados agora atuam como um, todos ajudando cada um. É um momento histórico para a região Nordeste e o Brasil. Temos a oportunidade de inovar, colocando uma alternativa especial com a criação do consórcio. É uma ideia que vem sendo trabalhada e se torna realidade aqui em São Luís do Maranhão. Vai permitir a integração em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura”, afirmou Wellington Dias.

O Fórum também debateu outros assuntos de interesse do Nordeste e do Brasil. Os governadores foram recebidos por Flávio Dino.

“É um encontro histórico, onde os nove estados do Nordeste se unem para formar um consórcio, que tem múltiplas funções. Simboliza a solidariedade e o apoio mútuo. E com certeza obteremos para cada Estado vantagens e benefícios a partir da formação desse consórcio”, disse o governador da Bahia, Rui Costa.

“Vai ser uma ferramenta extremamente importante para facilitar a vida de todos os governos. Por exemplo, uma licitação de medicamentos vai diminuir os preços dos produtos”, comenta Belivaldo Chagas, governador de Sergipe.

Para Camilo Santana, governador do Nordeste, o Fórum vem “fortalecer as ações apara o nordeste e unificar a região. Vamos fazer uma avaliação do momento da conjuntura nacional, da reforma da Previdência, do pacto federativo, para conseguirmos ações conjuntas e mais eficientes. O Fórum tem um papel fundamental de consolidar políticas para o Nordeste”.

“Aqui foram tomadas as decisões daquilo que é importante para a região. Podemos definir o posicionamento que levaremos, na maioria das vezes, ao governo federal, nos posicionando em relação aos projetos do governo e aos interesses da região”, disse João Azevedo, governador da Paraíba.

Segundo a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, “o Fórum se constitui num espaço muito importante de articulação política com vistas a definir aquilo que é comum ao Nordeste. São políticas voltadas principalmente para o desenvolvimento, para a Justiça, a inclusão social”.

De acordo com o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, “nunca houve uma afinidade tão grande e um trabalho conjunto como tem sido feito hoje com os Estados do Nordeste”

“O consórcio tem uma importância muito grande para a nossa Federação. Esse consórcio visa a racionalizar as despesas desses Estados, de unir esforços em serviços públicos. É um momento de inteligência desses governantes de união política para conseguir fazer mais com menos recursos”, disse Rodrigo Lago, secretário de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos do Maranhão.

Outros assuntos de interesse do Nordeste e do Brasil também foram discutidos em São Luís.

“O Fórum vem fortalecer as ações para o nordeste e unificar a região. Vamos fazer uma avaliação do momento da conjuntura nacional, da reforma da previdência e do pacto federativo para conseguirmos ações conjuntas e mais eficientes. O Fórum tem um papel fundamental de consolidar políticas para o Nordeste”, disse o governador do Ceará, Camilo Santana.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×