mais

Consórcio NE lança Câmaras Temáticas para desenvolvimento da região

Consórcio Nordeste lança Câmaras Temáticas para desenvolvimento econômico e social da região

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), Wellington Dias, participou, de forma virtual, na quinta-feira (4), do lançamento das Câmaras Temáticas da Saúde, Arranjos Público-Privados, Assistência Social, Meio Ambiente, Gestão Pública e Inovação Tecnológica. O gestor assinou as portarias de instalação das câmaras que têm por finalidade articular pactos entre dos estados consorciados e formular, aperfeiçoar e apoiar a implementação de políticas públicas nas áreas técnicas estabelecidas, de modo a possibilitar a atuação do Consórcio Nordeste enquanto ferramenta de gestão.

“Tínhamos instalado a Câmara Temática da Agricultura, que está em andamento, voltada para a produção de alimentação saudável. Agora, instalamos mais câmaras temáticas: do Meio Ambiente, para ter uma ação integrada; da Inovação Tecnológica, a partir da experiência do Pernambuco com o Porto Digital e outras experiências do Brasil; a da Saúde, inclusive, pelo momento da pandemia, mas aqui integrando de forma permanente o Nordeste para termos todas as redes de saúde modernas, pensando no Sistema Único de Saúde (SUS); a de Parcerias Público-Privadas (PPP), coordenada pelo Piauí, com a doutora Viviane Moura na linha de frente, com o Ceará, que possui o cinturão digital, a área de energias limpas, com resultados de experiências do Piauí Conectado; e da Assistência Social, no qual temos um desafio para vencer a pobreza. Então, todas essas câmaras vão permitir realizar um trabalho integrado”, detalhou Dias.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, afirmou que, com o trabalho integrado, a Região Nordeste terá voz. “Esse é o caminho mais adequado, mais eficiente para que possamos promover direitos para o povo brasileiro, levando benefícios dos quais têm direito, principalmente nesse momento que ele passa por esse desmonte violento, que vai desde o corte de orçamento ao desrespeito ao pacto federativo. Então, mais do que nunca, precisamos saudar a criação dessas câmaras técnicas. Que as vozes do Nordeste ecoem pelo país a fora em defesa dos direitos do nosso povo. O ato de hoje reveste mais uma marca de coragem e compromisso dos nove estados do Nordeste, juntos, temos condições de nos inserir mais fortemente do ponto de vista político e social”, disse a gestora.

Representando a Câmara dos Arranjos Públicos-Privados, Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc), destacou sobre os projetos de geração de energia, o Nordeste Conectado, cujo objetivo é levar conexão de internet por fibra óptica aos municípios com pouca conectividade, tomando como modelo o bem-sucedido Piauí Conectado.

“Esta é uma câmara que possui uma função transversal e integradora, fundamental no processo de unidade e de promoção de políticas de desenvolvimento e crescimento para o Nordeste, que já possui vários projetos exitosos nessa área de PPPs, na saúde, na mobilidade urbana, saneamento básico, entre muitos outros. Começaremos o trabalho com algumas metas alinhadas com esse novo momento, pensando nos serviços que são essenciais para a população, como o saneamento, a energia e a conectividade. Trabalharemos dois projetos específicos nesse primeiro momento: Energia Limpa Nordeste e Nordeste Conectado”, ressaltou Viviane Moura.

Regina Sousa, vice-governadora do Piauí, frisou o trabalho na Assistência Social. “Com as instalações dessas câmaras, o Consórcio Nordeste se volta também para o social. Irá olhar para as pessoas invisíveis, que não estão inseridas em nenhum programa social, além da questão da água, no qual ainda temos regiões que o abastecimento ainda é por carro pipa, assim tornaremos as iniciativas integralizadas e potencializadas”, explicou.

Segundo o governador do Piauí, o próximo passo é definir um cronograma de trabalho e um coordenador para cada câmara. “A primeira reunião será para formalizar quem vai ser o coordenador de cada câmara. Após isso, apresentar as propostas de experiências exitosas para cada área. A proposta aprovada será pactuada e integralizada para todo o Nordeste. Então, a experiência de sucesso de um estado pode ser replicada e trabalhada nos demais para transformar em um Projeto Nordeste”, pontuou Wellington Dias.

O evento de lançamento das câmaras temáticas contou com a presença de secretários e representantes de cada área de câmara técnica dos nove estados do Nordeste.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail