Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Construção civil e comércio são os primeiros setores a serem abertos

O governador Wellington Dias (PT) se reuniu, na segunda-feira (1), com o Comitê de Operações e Emergência (COE), quando recebeu as propostas de critérios e protocolos para a retomada este mês das atividades econômicas depois de 75 dias de isolamento social por causa da pandemia  do coronavírus. 

O coordenador de Comunicação Social do Governo do Estado, jornalista Alisson Bacelar,  afirmou que durante reunião,  por teleconferência, às 9h30 de terça-feira (2),   o COE e o governador Wellington Dias  irão apresentar os critérios e  protocolos para a retomada das atividades econômicas e sociais aos setores econômicos,  ao presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Piauí; presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Themistócles Filho (MDB); a procuradora geral de Justiça do Estado,  Carmelina Maria Mendes de Moura; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado; e o presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), prefeito Jonas Moura.

Alisson Bacelar afirmou que o cronograma da abertura dos setores e segmentos após a retomada gradual das atividades econômicas e sociais só será divulgado após uma consulta pública junto à população,  setores econômicos e de atividades sociais, da qual as pessoas podem participar,  após cadastro com o número do CPF, na página na internet da Ouvidoria Geral do Estado.

Alisson Bacelar disse que a retomada das atividades econômicas e sociais será por bandeiras,  nas cores verde , amarela e vermelha, por grau de risco de contaminação. Ele falou que as atividades econômicas e sociais da faixa verde são as principais a retornar após o relaxamento do isolamento social.

Alisson também afirmou que estão entre as primeiras atividades a retornar estão a indústria da construção civil e de comércio que não provoca aglomeração como concessionária de veículos. "O comércio está dividido.  O comércio que não provoca aglomeração é um dos primeiros que retorna", declarou.

Reprodução

Segundo ele, as escolas, a educação está na faixa amarela e as atividades de lazer, futebol e teatro estão  na faixa vermelha , são as últimas a voltar.

Ele declarou que uma cópia da Minuta de Protocolos do Governo do Estado que está circulando nos portais e redes sociais é a primeira  elaborada e já sofreu muitas  mudanças.

Alisson Bacelar declarou que o retorno das atividades econômicas e sociais no Piauí será regionalizada por Território de Desenvolvimento e os critérios adotados para a  reabertura são , entre outros a índice de transmissibilidade,  que deve ser de uma pessoa infectada pelo Covid-19 para uma  pessoa; e número de habitantes.

Sobre o critério dos número de dias com redução dos casos e mortes por coronavírus para a retomada das atividades econômicas e sociais, Alisson Bacelar falou que os médicos do COE ainda não decidiram sobre essas datas. 

Alisson Bacelar falou que as empresas terão que se comprometer em fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); estabelecer que os empregados devam lavar as mãos com frequência, ; e que devem fazer exames clínicos através da Plataforma de Telemedicina  Monitora , do Governo do Estado.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar