Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Corpo de Bita do Barão é velado sob forte comoção em Codó

O corpo do líder umbandista Bita do Barão , morto na quinta-feira no Hospital São Paulo, em Teresina, por insuficiência renal, foi recebido e está sendo velado nesta sexta-feira, no Palácio de Iansã, que fica situado dentro da casa do umbandista, no Centro de Codó (MA), com muito choro e comoção. As pessoas começaram a chegar na Tenda de Bita do Barão no início da noite, mas a chegada de seu corpo aocorreu às 20h30 de quinta-feira.

A equipe da TV filiada ao Grupo Meio Norte de Comunicão informou ao vivo como estavam os preparativos e achegada do corpo de Bita do Barão, em transmissão ancorada. A Prefeitura de Codó divulgou nota de pesar pela morte de Bita do Barão. “Não tenho palavras para expressar o sentimento de perda de Bita do Barão”, declarou o prefeito de Codó, Francisco Nagib.

Na noite desta quinta-feira (18), o corpo de Bita do Barão chegou na cidade de Codó, no Maranhão, para o velório e sepultamento do babalorixá de 108 anos de idade, que faleceu na tarde de hoje, no hospital São Paulo, em Teresina. A morte foi confirmada por sua filha, Janaína Nonato de Sousa, por meio das redes sociais. 

“Papai Infelizmente veio a falece aqui no hospital. Estamos cuidando para o corpo ir pro Codó onde acontecerá seu velório”, disse a filha do pai de santo. 


Segundo o correspondente da Meio Norte na cidade, Edimilson Filho, o corpo está sendo velado no Palácio de Iansã, e seu sepultamento será no sábado (20).

Sua morte causou grande comoção na cidade, onde já se encontra familiares, amigos, e conhecidos de Bita em seu velório.

Veja:


Morte de Bita do Barão tem grande repercussão no Maranhão

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), divulgou, na quinta-feira, nota lamentando a morte do religioso de matriz africana Wilson Nonato de Souza, conhecido como Bita do Barão, ocorrido no começo da tarde desta quinta-feira, 18, em Teresina.

O babalorixá Bita de Barão tinha 108 anos de idade e residia no município de Codó, onde conduzia a Tenda Espirita de Umbanda Rainha de Iemanjá Palácio de Iansã e estava internado nos últimos 10 dias no Hospital São Paulo, com grave estado de saúde. O corpo foi conduzido para Codó durante a tarde e foi velado no Palácio de Iansã, onde se realizaram as cerimonias fúnebres e o enterro será nesta Sexta-Feira Santa no Cemitério Central.

“Neste momento de perda para as comunidades de matriz africana, o Governo do Maranhão se solidariza com a família e com as lideranças religiosas dos cultos afros”, diz a nota do Governo do Estado.

A Federação de Umbanda e Culto Afro-Brasileiro do Maranhão (FUCABMA) lamentou profundamente a passagem para o plano espiritual, afirmando que Bita do Barão teve uma esplendorosa trajetória espiritual no plano terrestre. Por fim, a nota assinada pelo presidente Biné Gomes, expressou uma grande honra pela oportunidade de aprendizado junto com o Pai de Santo, que terá lugar de destaque na memória do Povo de Santo.

O vereador, vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís e pai de Santo, Astro de Ogum (PR) também emitiu uma nota lamentando o falecimento de Bita do Barão. No texto, o vereador disse que a Umbanda perde um dos seus maiores filhos e manifestou condolências aos familiares, amigos e admiradores.

A Casa das Minas informou que recebeu com muito pesar e tristeza a notícia do falecimento do grande ícone da cultura e umbanda. Segundo a nota, Bita do Barão deixa um legado, saudades, muitos corações quebrados, mas também lindas lembranças que servem de consolo aos que ficam e sofrem com sua ausência.

Nascido no povoado Santo Antônio dos Pretos na zona rural de Codó, no Maranhão, Wilson Nonato de Souza, conhecido popularmente por Bita do Barão, é considerado um dos grandes líderes umbandistas do Brasil. Em algumas entrevistas concedidas, o babalorixá contou que começou a manifestar seus poderes espirituais ainda na infância.

Em 24 de janeiro de 1954, Bita do Barão fundou a Tenda Espírita Rainha Iemanjá no município de Codó, localizado a 290 km de São Luís. O local atrai anualmente maranhenses, brasileiros e estrangeiros, que vão em busca do trabalho do pai de Santo. O terreiro do ‘Mestre Bita’, como também é conhecido, é um terreiro de Umbanda e Terecô (denominação afro-brasileira típica de Codó), onde são realizados rituais de linha branca e de linha negra, este último com Exu.

Por ser uma criança muita agitada, Wilson Nonato ganhou dos pais o apelido de “Bita”, que na região de Codó quer dizer “bode” ou “cabrita”. Já o “Barão” faz referência ao Barão de Guaré, que é a entidade que o pai de Santo incorpora.

Autoridades políticas participam do velório

O ex-presidente José Sarney e a ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (MDB) participarão do velório e sepultamento do mestre Bita do Barão, em Codó. O Hospital São Paulo informou que a família já levou, durante a tarde, o corpo do pai de santo para Codó.

Muitos assessores de senadores e deputados federais, que desembarcaram no Aeroporto de Teresina Petrônio Portella, foram ao Hospital São Paulo, para checarem se o corpo já tinha saído para Codó.

O deputado federal João Marcelo (MDB) e seu pai, o ex-senador maranhense João Alberto também anunciaram que irão ao velório de Bita do Barão .

A filha de Bita do Barão, Janaína Nonato de Sousa, confirmou a morte do pai de santo no início da tarde desta quinta-feira (18), no Hospital São Paulo, em Teresina. Segundo a  mensagem, a família está preparando o corpo para ser velado e sepultado em Codó, no Maranhão.

“Papai Infelizmente veio a falece aqui no hospital. Estamos cuidando para o corpo ir pro Codó onde acontecerá seu velório”, disse Janaina Nonata de Souza, filha do pai de santo.

"Por mais que um dia a morte chegue para o Mestre Bita, seu trabalho na terra nunca irá parar . Seus seguidores e sua filha Janaína dará continuidade a tudo que ele deixará aqui. A o longo dos anos ele já a vinha preparando sua filha para permanece no seu lugar a pós sua partida. Salve o nosso mestre Bita do Barão", disse a postagem divulgada nas redes sociais.  

Veja


Bita do Barão estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Corpo será levado  ainda hoje (18) para a cidade de Codó. O velório vai acontecer na residência do pai de santo na rua Rui Barbosa, no Centro de Codó.

Conhecido internacionalmente, Wilson Nonato de Souza (108 anos), mais conhecido como Bita do Barão, é um famoso pai de santo de Codó, interior do Maranhão. O umbandista recebeu do ex-presidente José Sarney o título de Comendador da República, na década de 1980.

"Agora é real mesmo, não é história", disse em entrevista ao Meio Norte.com, pai Rondinele de Oxúm, amigo próximo de Bita do Barão. Segundo ele, o pai de santo maranhense sempre estava presente nas lutas e eventos aqui no Piauí. "Inclusive, no dia da inauguração da praças dos Orixás, na Lagoas do Norte, ele esteve conosco. Pai bita era muito presente na resistência contra o preconceito de nossa religião. É uma grande perca", completa o vice coordenador do CENARAB, Centro Nacional de Africanidades e Resistência Afro-Brasileira.

De acordo com pai Rondinele, a caravana para a transferência do corpo para o Maranhão sai ainda nesta tarde.

Veja:


Entrevista polêmica
Em janeiro de 1996 ele concedeu entrevista à Folha de S. Paulo onde deu detalhes da sua atuação.

"Eu sou um preto muito fino... Fiquei conhecido no mundo... Adoro Satanás... Sou muito procurado por políticos e pessoas que querem melhorar a situação financeira...", foram algumas das declarações.

Sobre a idade, que muitas afirmam que ele faria 109 anos em 2019, a própria matéria desvenda detalhes: "dizem que ele aumenta a idade para aparentar juventude eterna".

Além disso, uma mãe de santo, Ana Moreira, que em 1996 tinha 62, disse "que o conheceu garoto e já incorporando divindades espirituais no povoado de Santo Antônio dos Pretos, afirma que ele tem pouco mais de 50 anos". 

Mestre Bita e sua filha Janaína Nonato de Sousa


Bita do Barão foi desenganado pelos médicos


O maranhense, Wilson Nonato de Souza, o Bita do Barão, é um dos pais de santo mais conhecidos do Brasil. Com 110 anos (idade informada por sua filha), o estado de saúde do babalorixá foi considerado gravíssimo pelos médicos de um hospital particular em Teresina, onde segue internado.

Familiares do Pai de Santo Mestre Bita do Barão informaram que os médicos não deram mais esperança de uma possível recuperação de sua saúde.

Mestre Bita do Barão está internado há cerca de quatro dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Teresina, capital do Piauí. Ele será levado para Codó na quinta-feira (18) para que possa passar as últimas horas de vida ao lado dos amigos e familiares.

“Quero aqui avisar aos filhos e amigos do Mestre Bita do Barão, que infelizmente os médicos não deram mas esperança de uma possível recuperação, quero avisar quem tiver o interesse de está  com ele com vida que amanhã 18/04/2019 ele já  estará em sua residência em Codó, esperando o chamado de Deus”, divulgou a família, em nota aos veículos de comunicação.

O Hospital onde o pai de santo está internado informou que não está autorizado a divulgar boletim médico sobre o estado de sáude dele.

Os familiares de Bita continuam atualizando as redes sociais e diversas caravanas de vários locais do país já estão se organizando para tentar encontrar o pai de santo ainda com vida.

Janaina Sousa disse que Bita do Barão teve seu quadro de saúde agravado em decorrência de seus problemas renais que vem sofrendo, além de problemas de memória provocado pelo Alzheimer.

Ela informou que os médicos divulgaram o boletim informando que está recomendando que ele passasse os seus últimos momentos com a família, já que a medicina nada poderia fazer, e que seria importante que ele passasse esses últimos momentos com a família em casa. “Os problemas que ele vem sofrendo são renais, doença que ele vinha tratando há um tempo” falou a filha.

Quem é Bita do Barão

Wilson Nonato de Sousa, o Bita do Barão, tem 110 anos, de acordo com sua filha, mas ele mesmo evita falar da idade, porque quanto mais velho o pai de santo, menos poderes ele tem. 

Seu apelido foi dado por seu padrinho pelo fato dele ser muito danado, comparado a um bode. Já o Barão ganhou na Umbanda, uma homenagem a Barão de Guaré.

Em 1954 fundou sua Tenda Espírita de Umbanda, Rainha Iemanjá, que recebeu personalidades, entre políticos e artistas. Seu poder aquisitivo também cresceu e na cidade de Codó e ele mantém projetos sociais, além de festas religiosas que atraem pessoas do mundo todo.



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×