Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

DNOCS licita 2ª etapa dos Platôs de Guadalupe com 10.015 hectares

DNOCS licita 2ª etapa dos Platôs de Guadalupe com 10.015 hectares

Segunda etapa do projeto de irrigação Platôs de Guadalupe , com 10.015 hectares, será licitada este mês pelo DNOCS

Efrém Ribeiro

De Guadalupe

O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) promove nesta segunda-feira, em Teresina, audiência pública para a licitação do contrato da ocupação da segunda etapa do Projeto de Irrigação Platôs de Guadalupe (298 km de Teresina), no Sul do Estado.

O diretor executivo da Associação Central dos Irrigantes do Perímetro Platôs de Guadalupe (Acip), Adalberto Marinho, afirmou que o Edital de Licitação para a Segunda Etapa do Projeto de Irrigação Platôs de Guadalupe deverá ser publicado ainda este mês.

A área que será licitada pelo DNOCS tem 10.015 hectares, com uma parte destinada aos empresários de grande porte e outra área destinada aos pequenos produtores.

?Essa empresa ficará responsável pelo plantio da área empresarial e pela ocupação dos pequenos agricultores. Ela vai administrar a entrada e saída dos produtores?, afirmou Adalberto Marinho.

Duas grandes empresas já demonstraram interesse em participar da licitação dos 10.015 hectares da segunda etapa do Projeto de Irrigação Platôs de Guadalupe.

Uma dessas empresas interessada em participar da licitação do DNOCS para a segunda etapa do Projeto de Irrigação Platôs de Guadalupe é a Terra Cal, que já está atuando na área dos Platôs de Guadalupe com a compra de plantios de frutas e em área fora do projeto de irrigação, de 54 mil hectares, que já está arando e preparando solo, para a produção de cana de açúcar com o objetivo de produzir etanol e açúcar, associado de cacau e tomate cereja para o abastecimento do mercado interno.

A Terra Cal comprou dentro do Projeto de Irrigação Platôs de Guadalupe três lotes empresariais para plantios experimentais para escolher o que plantar de forma definitiva.

Ela está plantando tomate, cacau e cana de açúcar.

Adalberto Marinho conta que a primeira etapa do Projeto de Irrigação Platôs de Guadalupe, s que já está produzindo, possui 3.500 hectares.

Marinho declarou que o Ministério da Integração Nacional está fazendo estudos para liberar a terceira etapa do Projeto de Irrigação Platôs de Guadalupe com os últimos 5 mil hectares do projeto.

O Ministério da Integração liberou R$ 100 milhões para a terceira etapa dos Platôs.

O Perímetro Irrigado Platôs de Guadalupe pé gerido pelo DNOCS, mas tem a administração concedida para a Associação Central dos Irrigantes do Perímetro Platôs de Guadalupe.

A Acip já administra a primeira etapa do projeto de irrigação e a área de uso comum da segunda etapa.

A Associação Central dos Irrigantes do Perímetro Platôs de Guadalupe vai a administrar a infraestrutura de uso comum ? bombas, captação de água do lago, distribuições de canais e adutoras.

Márcio Adriano Cipriano, diretor da Acip e secretário municipal de Meio Ambiente de Guadalupe, afirmou que hoje a primeira etapa do Projeto de Irrigação Platôs de Guadalupe tem hoje 115 pequenos irrigantes, que ocupam uma média, cada, de 8,3 hectares e seis grandes empresas.

Os irrigantes plantam 700 hectares de banana, o carro-chefe do projeto de irrigação, que gera uma produção média de 15 mil toneladas ano, mas todo o projeto.

Os irrigantes têm uma produção de cerca de 25 mil toneladas por ano porque ainda produzem 3 mil toneladas de goiabas por ano, plantadas em uma área de 30 hectares. Também são plantados melancia, maracujá e acerola.

A primeira etapa do Projeto de Irrigação Perímetro Platôs de Guadalupe tem 3.200 hectares, prontos para irrigação, mas ocupados e entregues aos irrigantes tem 2 mil hectares e plantados 1.200 hectares.

O perímetro existe desde 1993, mas teve um crescimento acentuado em 2005, na gestão do ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar