Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Empresário João Claudino morre aos 89 anos em Teresina

O empresário João Claudino morreu aos 89 anos nesta sexta-feira (24). Ele lutava contra um câncer na próstata e estava internado no Hospital de Terapia Intensiva (HTI).

O corpo do empresário foi sepultado na tarde de hoje no cemitério Jardim da Ressurreição. Familiares e alguns amigos se despediram em uma curta cerimônia.

Seu estado de saúde era considerado bastante grave. O câncer já estava em estado bastante avançado. João Claudino havia passado por uma cirurgia no coração recentemente. 

O vídeo a seguir, contando a sua história, foi produzindo pela família em sua homenagem. 

Assista: 


O governo do estado divulgou nota de pesar pela morte de João Claudino

O Governo do Estado do Piauí manifesta profundo pesar e decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do empresário Joao Claudino Fernandes, ocorrido na manhã desta sexta-feira (24).

João Claudino tinha 90 anos de idade e estava à frente do Grupo Claudino, um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil e do Piauí, incluindo loja de departamento, gráfica, shopping center, fábrica, transportadora. 

O Grupo Claudino é um dos grandes contribuintes do Piauí, ajudando no desenvolvimento do Estado. A história do grupo no Piauí começou em 1968, quando os irmãos João e Valdeci Claudino, natural de Cajazeiras (PB), transferiram de Bacacal (MA) para Teresina a matriz do Armazém Paraíba. 

A loja mudou conceitos no comércio local, realizando promoções, oferecendo facilidades e trazendo para a cidade as novidades dos grandes centros. O sucesso provocou uma demanda crescente por mais produtos e a abertura de novas lojas em outras cidades.

Carro-chefe do Grupo Claudino, o Armazém Paraíba é a quarta maior loja de departamentos do Brasil no ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2019”, organizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

João Claudino também foi um dos grandes entusiastas da cultura piauiense. Por meio de suas empresas, ele financiou a reforma de várias casas culturais do Estado, por meio da Lei de Incentivo Estadual à Cultura (Siec).

Neste momento de luto, o Governo do Estado do Piauí presta condolências aos familiares, amigos e à sociedade piauiense, que perde um dos grandes nomes de sua história.


HISTÓRIA

João Claudino Fernandes, 89 anos, é natural da cidade de Luís Gomes, Rio Grande do Norte. Nasceu no dia 21 de junho de 1930, filho de João Claudino Sobrinho, Seu Joca, e Francisca Fernandes Galiza, Dona Francisquinha. Casado com Maria Socorro de Macêdo Claudino, in memoriam. O casal teve cinco filhos João Vicente, Cláudia Maria, João Júnior, Alayde Christine  e João Marcello. 

Na capital piauiense, ele chegou em 1968, dez anos após a inauguração do primeiro Armazém Paraíba ser instalada em Bacabal, no Maranhão. Com uma visão inovadora e comprovando a vocação para os negócios, João Claudino, ao lado do irmão Valdecy Claudino, transformou as suas lojas em uma das maiores redes varejistas do Brasil e a maior do Norte/Nordeste, com empresas instaladas, inclusive, na região Sudeste do Brasil. Seu João, como sempre foi conhecido carinhosamente pelos piauienses, foi um grande incentivador da cultura local e criatividade nordestina por meio de uma sensibilidade única. 

Com sua percepção empreendedora, mudou a forma de fazer comércio no Piauí. Arrojado, Seu João diversificou suas atividades empresariais, de acordo com as necessidades do mercado, construindo um dos grupos empresariais mais importantes do país, atuando além do comercio, com industrias e serviços. 

Grupo Claudino

O Grupo Claudino é um sólido conglomerado empresarial do Norte/Nordeste brasileiro que envolve várias empresas de diversos segmentos econômicos. As empresas do Grupo têm como ponto comum uma cultura corporativa sólida, baseada em valores, como a oferta de produtos e serviços de qualidade, o respeito ao consumidor, a responsabilidade socioambiental, o trabalho desenvolvido com ética e a busca constante por inovações. 

Hoje, o Grupo Claudino desponta como uma das forças econômicas do país com produtos e serviços comercializados em todo o Brasil, garantindo milhares de empregos diretos e indiretos. 

A história de sucesso do Grupo Claudino iniciou nos anos 50 com o pioneirismo dos irmãos João Claudino Fernandes e Valdecy Claudino e o nascimento do Armazém Paraíba, em 1958 na cidade de Bacabal no Maranhão. Dez anos depois, com várias lojas abertas no Maranhão foi inaugurada a loja matriz em Teresina, no Piauí.

Com sua matriz em Teresina-PI, o Paraíba deu origem a todos os negócios do Grupo Claudino, como indústrias, agência de publicidade, construtora, gráfica, frigorífico e shopping centers, entre outros negócios.

Logo após o Paraíba, veio a Socimol, que produz colchões, móveis e estofados. A empresa também teve suas raízes na cidade de Bacabal, no Maranhão. João Claudino, com alguns funcionários, começaram produzindo colchões de forma artesanal na década de 1950, utilizando como enchimento a palha de bananeira para atender a demanda das lojas do Armazém Paraíba como venda complementar de camas. Há mais de 60 anos o processo foi se modernizando incorporando novas técnicas e materiais.

A indústria de roupas Guadalajara é referência nacional, principalmente através da marca Onix, porém a empresa também produz outras marcas revendidas somente nas lojas de varejo do Grupo, como a Vizzual, Pink Yellow, Win, Emepê, Metal Chic dentre outras que trazem o verdadeiro conceito de moda e estilo. 

A Gráfica e Editora Halley é uma das mais modernas do Brasil. Ela investe em constante atualização e em equipamentos com tecnologia inovadora.

A Construtora Sucesso planeja e executa obras públicas e privadas e de incorporação em todo o território brasileiro. Estradas, prédios e grandes empreendimentos estão entre as maiores obras da construtora.

Com uma rede de lojas próprias, o Frigotil abastece o Norte e o Nordeste do Brasil com produtos alimentícios de primeira qualidade.

A Colon é uma indústria que fabrica equipamentos para transporte de diferentes tipos de carga, desde mercadorias industrializadas até produção agrícola.

O Teresina Shopping, localizado na capital do Piauí, é voltado para compras, serviços e lazer. Ele abriga âncoras das maiores redes varejistas do Brasil e lojas de grandes marcas.

A Gestão Peles e Couros, recebe, processa e comercializa couros bovinos e caprinos que são utilizados por industrias de calçados, bolsas e outros acessórios.

A Sucesso Publicidade é a agência de propaganda, produtora de vídeo e áudio e realizadora de grandes eventos e promoções do Grupo Claudino. Ela atende à rede de lojas do Paraíba e demais empresas do Grupo.

A Maior fabricante de bicicletas das Américas, a Houston, assina também uma ampla linha de aparelhos fitness e ventiladores. A empresa acredita na bicicleta como um produto essencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas e também do meio ambiente. Com investimento de milhões em marketing, tecnologia e qualificação de suas equipes, nos últimos anos a Houston contribuiu para despertar o prazer por pedalar nos brasileiros e se tornou um fenômeno no mercado nacional.

A AUDAX, marca de bicicletas Premium, tem em seu DNA a paixão por pedalar. Aliada à mais alta tecnologia, a AUDAX é um projeto audacioso, pensado para transformar conceitos e criada para quem quer viver novas experiências. As bikes AUDAX são produzidas em uma das fábricas mais modernas do mundo, projetada por profissionais experientes e que entendem que o ciclista exigente precisa de design e componentes exclusivos.

As empresas do Grupo Claudino contam com mais de 15 mil funcionários e todos nos estados do Piauí, Maranhão, Bahia, Tocantins e Pernambuco.




Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar