mais

Estúdios de tatuagem produzem resíduos que exigem manuseio específico

Estúdios de tatuagem produzem resíduos que exigem manuseio e tratamento específicos

Apesar de clínicas e hospitais serem as fontes mais conhecidas, outros estabelecimentos também são geradores de resíduos de serviços de saúde. É o caso dos estúdios de tatuagem, que tiveram autorização este mês para retornar às atividades.

De acordo com o especialista Rafael Marques, estúdios de tatuagem também produzem resíduos que exigem manuseio e tratamento específicos e os profissionais que trabalham nestes espaços devem ficam atentos à correta gestão destes materiais.  

ReproduçãoReprodução

"Agulhas, tintas e luvas, por exemplo, podem conter resíduos de sangue e apresentarem alto potencial de contaminação aos profissionais que fazem a coleta de lixo. Dessa forma, é fundamental que estes materiais sejam descartados separadamente em sacos resistentes, corretamente identificados e encaminhados para tratamento em empresas especializadas", explica Rafael Marques, coordenador de Engenharia, Segurança e Meio Ambiente da Sterlix Ambiental.

A capacitação dos trabalhadores para correta gestão dos resíduos de saúde contribui para a redução dos riscos de acidente de trabalho e doenças ocupacionais. "Doenças causadas por vírus, como a Covid-19, podem ser adquiridas por meio do manuseio incorreto destes resíduos. Por isso, é muito importante seguir à risca as normas das autoridades sanitárias e redobrar os cuidados com o lixo gerado nestes espaços", alerta o coordenado

Os resíduos de serviços de saúde podem ser tratados por incineração, autoclavação ou micro-ondas, que são tecnologias homologadas pela Anvisa. A tecnologia Autoclavagem, por exemplo, trabalha numa temperatura de aproximadamente 150 graus, gerando vapor e pressão a vácuo durante um período de tempo suficiente para destruir agentes patogênicos.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail