mais

Falta d“água se alastra e atinge toda Teresina

Falta d“água se alastra e atinge toda Teresina

Falta d“água se alastra e atinge toda Teresina
TORNEIRA/ A falta de água gera transtornos em diferentes bairros. | Reprodução

A falta de água em Teresina está generalizada e atingindo bairros que antes não enfrentavam o problema há anos, como o conjunto Saci, na zona Sul da cidade, e o Bairro Satélite, na zona Leste.

No povoado Chapadinha Sul, na zona rural de Teresina, as famílias enfrentam há dois meses a falta de água. Elas vêm fazendo reuniões para que o poder público resolva a questão, mas não obtiveram êxito.

O governador Wilson Martins (PSB) pediu um diagnóstico do que está acontecendo e foi informado de que os 50 poços de Teresina sofreram uma queda alta e brusca do nível da água, o que dificulta o abastecimento da água em boa parte da cidade.

A queda do nível da água nos poços de Teresina e o período seco prolongado, a falta de chuvas causaram a crise, mas o problema está ocorrendo porque a Agespisa não está fazendo rápido o rebaixamento das bombas de sucção nos poços com redução do nível da água. Com a falta de rebaixamento das bombas e a falta de construção de novos poços foi gerada a crise de abastecimento de água em Teresina.

O governador Wilson Martins está planejando uma operação de emergência, do tipo SOS, para evitar ou amenizar os transtornos da falta de água em Teresina. Na manhã de ontem, o presidente da Agespisa, Raimundo Neto Nogueira, não sabia da Operação SOS, planejada pelo governador Wilson Martins.

?Está baixando o lençol freático e isso está reduzindo o nível de água e está comprometendo a capacidade de abastecimento de água?, falou o senador Wellington Dias (PT), que conversou com o governador Wilson Martins sobre o problema.

Raimundo Neto Nogueira reconhece que demora fazer o rebaixamento das bombas de sucção nos poços ou a substituição das bombas. São as bombas de sucção que levam a água para o sistema de abastecimento de água. Raimundo Neto Nogueira afirmou que serão perfurados novos poços em Teresina, mas não sabe quantos e em quais regiões e bairros de Teresina.

A Agespisa tem 300 mil consumidores em Teresina e 600 mil no interior do Estado. Os pescadores do rio Poti também estão enfrentando uma situação que desconheciam porque houve redução brusca do volume das águas, o que impediu o ciclo reprodutivo dos peixes porque não ocorreu a desova.

?A água baixou muito cedo, no início do ano, não está chovendo nas cabeceiras do rio Poti, no Ceará, as águas estão baixando e houve redução da quantidade de peixes?, falou o pescador Luiz Francisco, do Bairro Alto Alegre, na zona Norte de Teresina.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail