Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Falta d"água se alastra e atinge toda Teresina

Falta d"água se alastra e atinge toda Teresina

Falta d"água se alastra e atinge toda Teresina
TORNEIRA/ A falta de água gera transtornos em diferentes bairros. | Reprodução

A falta de água em Teresina está generalizada e atingindo bairros que antes não enfrentavam o problema há anos, como o conjunto Saci, na zona Sul da cidade, e o Bairro Satélite, na zona Leste.

No povoado Chapadinha Sul, na zona rural de Teresina, as famílias enfrentam há dois meses a falta de água. Elas vêm fazendo reuniões para que o poder público resolva a questão, mas não obtiveram êxito.

O governador Wilson Martins (PSB) pediu um diagnóstico do que está acontecendo e foi informado de que os 50 poços de Teresina sofreram uma queda alta e brusca do nível da água, o que dificulta o abastecimento da água em boa parte da cidade.

A queda do nível da água nos poços de Teresina e o período seco prolongado, a falta de chuvas causaram a crise, mas o problema está ocorrendo porque a Agespisa não está fazendo rápido o rebaixamento das bombas de sucção nos poços com redução do nível da água. Com a falta de rebaixamento das bombas e a falta de construção de novos poços foi gerada a crise de abastecimento de água em Teresina.

O governador Wilson Martins está planejando uma operação de emergência, do tipo SOS, para evitar ou amenizar os transtornos da falta de água em Teresina. Na manhã de ontem, o presidente da Agespisa, Raimundo Neto Nogueira, não sabia da Operação SOS, planejada pelo governador Wilson Martins.

?Está baixando o lençol freático e isso está reduzindo o nível de água e está comprometendo a capacidade de abastecimento de água?, falou o senador Wellington Dias (PT), que conversou com o governador Wilson Martins sobre o problema.

Raimundo Neto Nogueira reconhece que demora fazer o rebaixamento das bombas de sucção nos poços ou a substituição das bombas. São as bombas de sucção que levam a água para o sistema de abastecimento de água. Raimundo Neto Nogueira afirmou que serão perfurados novos poços em Teresina, mas não sabe quantos e em quais regiões e bairros de Teresina.

A Agespisa tem 300 mil consumidores em Teresina e 600 mil no interior do Estado. Os pescadores do rio Poti também estão enfrentando uma situação que desconheciam porque houve redução brusca do volume das águas, o que impediu o ciclo reprodutivo dos peixes porque não ocorreu a desova.

?A água baixou muito cedo, no início do ano, não está chovendo nas cabeceiras do rio Poti, no Ceará, as águas estão baixando e houve redução da quantidade de peixes?, falou o pescador Luiz Francisco, do Bairro Alto Alegre, na zona Norte de Teresina.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar