Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Fundação Municipal Monsenhor Chaves e Secretaria Municipal de Educação formam uma geração de novos e brilhantes artistas

Fundação Municipal Monsenhor Chaves e Secretaria Municipal de Educação formam uma geração de novos e brilhantes artistas

Fundação Municipal Monsenhor Chaves e Secretaria Municipal de Educação formam uma geração de novos e brilhantes artistas

Leonardo DiCaprio Veras do Nascimento, de 10 anos, estudante do quinto ano do ensino fundamental, sempre gostou de música. Em casa, ela pegava uma vassoura, simulava estar tocando e começava a cantar sucessos de Amado Batista. Quando descobriu que tinha um curso da Fundação Municipal Monsenhor Chaves no bairro Extrema, zona Sudeste de Teresina, onde morava, e pediu para que sua mãe Francisca das Chagas, de 30 anos, o matriculasse no curso.

Agora a menos de dois anos da primeira aula, Leonardo é um violonista, carismático líder do grupo de violonistas Os Irmãos DiCaprio, que já se apresentou no Theatro 4 de Setembro, no Teatro do Dirceu, no Teatro da Arena e no Encontro dos Rios Parnaíba e Poti,

Vendo o esforço do irmão em conquistar a excelência no violão, suas irmãs Karine de Jesus Veras, de 12 anos, estudante do 8º ano do ensino fundamental; Letícia de Jesus Veras, de 11 anos, do 7º ano ; e Larissa Monalisa, de seis irmãos, estudante o 1º ano, foram assistir às aulas com Leonardo DiCaprio.

?Descobri que executar violão é arte e queremos continuar executando o instrumento por nossas carreiras e nossas vidas?, fala Karine de Jesus Veras.

Letícia de Jesus Veras diz que executar o violão exige disciplina, que termina sendo usado no ensino formal, na sala de aula. ?Eu fico muito feliz ao final de uma boa apresentação, fico feliz também com os aplausos?, declarou Letícia de Jesus Veras.

O violão que Larissa Monalisa executa é muito maior que seu corpo, mas ela acomoda o instrumento musical com destreza.

?Não é pesado, é até leve?, fala Larissa Monalisa.

?Eu tenho orgulho do trabalho de meus filhos, de sua arte?, fala a mãe dos Irmãos DiCaprio, Francisca das Chagas.

Leonardo DiCaprio diz que quer com a arte dos Irmãos DiCaprio se apresentar em São Paulo, no Rio de Janeiro, Minas Gerais.

?Quero viajar e conhecer as cidades apresentando a nossa arte. Este é o meu sonho?, diz Leonardo DiCaprio.

A história dos Irmãos DiCaprio está sendo repetida por vários pequenos artistas que estão se formando nos cursos e oficinas oferecidas pela Fundação Monsenhor Chaves e nas Escolas Municipais, geridas pela Secretaria Municipal de Educação.

O prefeito de Teresina, Elmano Férrer, declarou que ficou surpreso durante os as comemorações dos 158 anos de Teresina com as apresentações de novos artistas, ´precocemente talentosos.

?Muitos jovens estão descobrindo que podem ter uma alternativa de renda e trabalho com a música, as artes plásticas, a dança. Muitos grupos estão se formando em Teresina e isso vai se transformar em uma coisa maior, magnífica?, prevê Elmano Férrer.

Não é ´difícil imaginar isso.

Nicolas Silva, de oito anos, estudante do 3º ano da Escola Municipal Torquato Neto, da Vila da Guia, na zona Sul de Teresina, diz que estuda há dois anos dança no colégio onde estuda. Ele é exímio dançarino de frevo, que apreender a dançar na escola e se orgulha da roupa colorida e do manejo da sombrinha, usada na dança.

?A dança tomna conta do corpo e nos educa?, fala Nicolas Silva.

?Eu sempre sonhei e quero ser bailarina. Estudo muito para isso?, diz com determinação a estudante de Balé Clássico e Contemporâneo na Escola Municipal Torquato Neto, Camila da Silva, de oito anos.

Jovens artistas se apresentam no Palácio da Música

A nova geração de artistas se apresentou ontem no Palácio da Música, principal casa de espetáculo do Piauí, quando o prefeito Elmano Férrer lançou ontem o Projeto Olhar Cidadão realizado, em parceria com o Ministério Público estadual. A solenidade aconteceu no Palácio da Música como parte da programação comemorativa dos 158 anos da fundação de Teresina.

Para a execução do projeto, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Finanças, firmou convênio com a Procuradoria Geral do Ministério Público do Piauí. A meta é promover a educação fiscal e combater a corrupção.

Na sua primeira fase o projeto promoverá a educação fiscal junto aos alunos das escolas municipais Mariano Alves, na zona Norte, Arthur Medeiros, na zona Sudeste e Professora Martia do Socorro Pereira, na zona Sul. A Prefeitura de Teresina é a representante municipal do Programa Nacional de Educação Fiscal.

A subprocuradora Geral de Justiça Ivaneide Tavares destacou a importância do projeto para a educação dos novos cidadãos. Disse que toda a comunidade deve colaborar com o projeto com gestos de cidadania co0mo exigir a nota fiscal, não jogar lixo na rua, preservar o patrimônio público e combater a corrupção.

O coordenador da Receita do Município, Henry Portela, disse que o projeto contribuirá para a formação de uma sociedade com consciência mais crítica e participativa. ?Vamos sensibilizar a população sobre os direitos e obrigações de cada um e sobre a prática efetiva da cidadania?, declarou.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar