Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Governo do Piauí vai estimular startups e empreendedorismo

O governador Wellington Dias reuniu-se, na segunda-feira (30), com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), Antônio Amaral; o presidente da Agência de Fomento, Luís Carlos Everton Farias e o professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e fundador da startup de robótica Tron, Gildário Lima.

Na oportunidade, Wellington Dias foi apresentado ao Programa de Desenvolvimento Empreendedor do Piauí, o StartuPI, cujo objetivo é desenvolver um ambiente empreendedor no Estado. A iniciativa prevê a criação de um um ecossistema empreendedor por meio de ações de incentivos financeiros, financiamentos e compra de capital social de startups que fazem parte do cenário local.

“Temos um grupo de trabalho que busca encontrar caminhos para uma área nova, de desenvolvimento de software, de startups, e, ao mesmo tempo, estamos trabalhando em como adequar a política atual a esse caminho da inovação, da tecnologia, que já é desenvolvida para pequenos empreendedores. Por exemplo, é possível financiar pequenos nesse modelo de startup. Isso já é uma realidade no Piauí e esse caminho tem um futuro promissor”, destacou Wellington Dias. 

Governo do Estado vai estimular startups e empreendedorismo

O programa funcionará em três fases: o ponto de partida, chamado de Ideia, tem início nas pesquisas a serem financiadas pela Fapepi. A segunda fase é a Fábrica, com a estruturação, máquinas e ambientes para o desenvolvimento da tecnologia em padrões de mercado com linhas de crédito pelo Fundo de Desenvolvimento Industrial do Estado do Piauí (Fundipi). A terceira fase é o Mercado, que terá o apoio da Piauí Fomento, com capital de giro, eventos, tração de mercado, insumos, estoque e avaliação de mercado.

“Recentemente, com a pandemia, o Governo do Estado se aproximou mais da necessidade de se investir em tecnologias e startups. Então, a discussão foi de como aprender com esses exemplos e como o governo pode criar novas políticas práticas que ajudem startups a desenvolverem tecnologias para que possam ser aplicadas de forma emergencial no próprio estado”, apontou o professor Gildário Lima.

Esse é um programa pioneiro no Nordeste e que já vem apresentando resultados pós-pandemia, com o desenvolvimento de produtos como respirados e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). 

“Estamos trabalhando com a Tron, que desenvolve pesquisa e estudos, e já desenvolveu produtos que foram autorizados na produção de equipamentos hospitalares. O resultado disso é o que gera de royalties desses produtos, como respirador, máscara cirúrgica. Agora, estamos trabalhando outros produtos a fim de garantir a geração de royalties para alimentar o próprio fundo de pesquisa que é administrado pela Fapepi. Temos ainda a condição de trabalhar a indústria propriamente, por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial do Piauí. O objetivo também é encontrar um caminho para o financiamento, subsídio e participação”, ressaltou Wellington Dias.

Wellington Dias  frisou ainda os entraves da legislação atual que não compreendem os modelos de startups, pautadas na economia criativa. 

“Talvez tenhamos que alterar a legislação, principalmente nessa área da participação, na qual o Estado vai poder, até um determinado limite, entrar na sociedade. Isso vai valer para muitos outros produtos que o Piauí tem grande potencial. É estimular a organização, a criação, o funcionamento, a geração de produtos, de faturamento, de emprego, de renda, dentro do Piauí com o que o Piauí tem potencial para o Nordeste e para o Brasil”, finalizou Dias.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar