Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Governo vai desativar 50% dos leitos de UTIs de Hospital do Verdão

Em reunião ampliada realizada nesta quarta-feira (5), o Comitê de Operações Emergenciais para Covid-19 (COE), aprovou a deliberação de iniciar a desmobilização de leitos hospitalares criados emergencialmente para aumentar a oferta de vagas durante a pandemia. O plano é rescindir gradativamente os contratos com hospitais privados onde há leitos contratados pelo governo, compensando com novas vagas na rede pública de saúde. 

A medida se baseia na análise de diversos fatores, especialmente a queda no número de óbitos, reduções no índice de transmissibilidade e de ocupação de leitos hospitalares. Pelo cronograma elaborado pela equipe técnica, a desarticulação iniciará no próximo dia 12, desativando 10 leitos de UTI e mais 10 leitos clínicos em um hospital particular da capital. 

Governador Wellington Dias em reunião

Dia 16 de agosto devem ser desativados 50% dos leitos do Hospital de Campanha do Verdão.  Na reunião, ficou acertado que o COE irá avaliar semanalmente a evolução do quadro provocado pelo novo coronavírus e pode rever decisões. "Se acontecer de alguma região registrar crescimento de transmissibilidade ou ocupação de leitos, este mesmo comitê científico pode suspender novas desativações e restabelecer contratos" ponderou o governador Wellington Dias. 

Na reunião, que envolveu representantes dos poderes legislativo, executivo e judiciário, polícias, Prefeitura de Teresina e diversas outras instituições, foi apresentado um panorama do enfrentamento à Covid-19 no Piauí. Entre 6 de abril e 3 de agosto, o número de leitos de UTI aumentou de 148 para 458 (209%). No mesmo período, os leitos de estabilização saíram de 26 para 73 (180%) e a quantidade de leitos clínicos passou de 723 para 984, um crescimento de 36%. Atualmente 61% dos leitos de UTI e 24% dos leitos de estabilização estão ocupados. 

Em reunião, leitos de UTIs devem ser reduzidos devido baixa ocupação

O mapa de risco epidemiológico, elaborado com base no índice de propagação do vírus e a capacidade de atendimento da rede hospitalar, aponta que 4 das 8 regiões de saúde, estão na faixa de risco médio (Teresina, Floriano, Picos e Bom Jesus); 3 regiões com risco médio-baixo (Parnaíba, Piripiri e São Raimundo Nonato) e 1 região com nível baixo (Oeiras). 

A taxa de transmissibilidade do coronavírus, que chegou a 2,95 em maio, reduziu para 0,74 em julho. O número de óbitos também vem caindo: 164 (semana 29), 143 (semana 30), 126 (semana 31) e 47 (semana 32 - ainda em andamento).

Outro ponto de destaque na estratégia de combate à Covid-19 é o programa Busca Ativa que intensificou o rastreamento a eventuais portadores da doença, com auxílio de equipes do Programa Saúde da Família. Em abril eram 2 municípios parceiros. Agora tem a adesão de 218 prefeituras.

"Parabenizo o Piauí que se destaca positivamente no cenário da pandemia, por todas as ações adotadas no enfrentamento ao coronavírus por meio do COE e da secretaria de Saúde, que não deixaram o estado entrar em colapso como estados vizinhos" destacou Carmelina Moura, procuradora-geral de justiça do Ministério Público Estadual.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar