Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Homens representam 82,6% do total de vítimas de acidentes fatais ou graves

Homens representam 82,6% do total de vítimas de acidentes fatais ou graves

Os homens correspondem a 82,6% do total de vítimas de acidentes com vítimas fatais ou graves em Teresina. Os dados integram o relatório do Projeto Vida no Trânsito correspondente ao primeiro trimestre deste ano. Ainda segundo o relatório, de janeiro a março foram computados 1.727 acidentes com vítimas, sendo 29 vítimas fatais e 166 feridos graves.

O percentual de vítimas fatais do sexo masculino é de 72,4%. As vítimas graves e fatais apresentam idade média de 32,5 anos, sendo 50% destas idades menor que 30,5, anos. Considerando as vítimas fatais, a média de idade foi de 37,7 anos, com idade mínima de 14 anos e máxima de 75 anos.

Os dados foram computados baseados nos dados da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (Bpre), e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). A população de Teresina, considerada no estudo, foi de 830.231 habitantes e 347.930 veículos.

Com os dados, os órgãos que integram o projeto tem o objetivo de fazer um alerta à população sobre a importância de cuidados no trânsito. O projeto tem como meta estabilizar e reduzir o número de mortes e lesões decorrentes de acidentes de trânsito nos próximos 10 anos, com planos e compromissos dos quais Teresina é signatária, juntamente com outras cinco capitais.

O levantamento apontou ainda que, sábados, domingos e segundas-feiras são os dias da semana nos quais ocorrem mais acidentes com vítimas graves e fatais. Nesses dias, observou-se um maior número de acidentes durante a noite, entre 18h e 23h59. E no domingo, em particular, um grande número de acidentes pela manhã, no horário de 6h às 11h59. De terça-feira a quinta-feira não se observou predomínio de acidentes nos turnos, apesar de a madrugada apresentar maior número de acidentes.

Segundo o superintendente municipal de Trânsito, Pang Yen Hsiao, a Prefeitura de Teresina tem intensificado a atuação no sentido de reduzir os acidentes. Ele cita, por exemplo, as blitzen que estão sendo realizadas constantemente. ?Desde março estamos intensificando as blitzen por toda a cidade. Fazemos pelo menos oito blitzen diurnas e cinco noturnas, com foco, sobretudo, em evitar a mistura álcool e direção?, comentou, lembrando que as blitzen são realizadas juntamente com outros órgãos de trânsito e de segurança do Estado.

No âmbito educativo, a Prefeitura está atuando também na conscientização, realizando campanhas educativas sobre álcool e direção, além de eventos como a Semana de Trânsito, Dia do Motorista e Dia do Motociclista e o prêmio de Educação no Trânsito, envolvendo, inclusive, as escolas.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar