Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Lei que proíbe cortes de água e luz durante crise é aprovada na Alepi

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou, em reunião virtual, parecer favorável do relator, deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), do Projeto de Lei de autoria do deputado Henrique Pires (MDB) que proíbe o corte no fornecimento de energia elétrica e de água pelo prazo de 60 dias no Piauí, por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19).

A proposição recebeu uma emenda aditiva do relator, subscrita pela deputada Teresa Britto (PV), que garante a religação de energia e de água para os consumidores que estejam com suas contas em atraso. A matéria também foi aprovada pela Conissão de Defesa do Consumidor. 

Sede da Alepi. Foto: Efrém Ribeiro

Gessivaldo Isaías disse que, ao justificar a proposta, Henrique Pires argumentou que muitos consumidores enfrentam dificuldades financeiras e não poderão pagar as suas contas de energia e de água. Gessivaldo lembrou que o autor ressaltou que a medida visa proteger a dignidade da pessoa humana durante a pandemia e que ela já vem sendo adotada em países da Europa e Estados do Brasil.

O parlamentar acrescentou que a emenda apresentada ao Projeto de Lei assegura às concessionárias de energia elétrica e de água o direito de cobrar as contas devidas pelos consumidores que se encontram inadimplentes, que tiveram suspensa a prestação dos serviços e que serão beneficiados com a aprovação da matéria.

Em seguida, o deputado Francisco Limma (PT) parabenizou o deputado Henrique Pires pela iniciativa da proposição, assinalando que, futuramente, poderá ser discutida a isenção de taxas para consumidores beneficiados pela tarifa social das empresas de água e energia elétrica.

A deputada Teresa Britto afirmou que há necessidade de discutir a questão das dívidas dos consumidores com as concessionárias ou as que vão vencer nos próximos dias, porque não há condições dessas pessoas pagarem essas contas.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar