Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Martins disse que não cabe mais ao Piauí a imagem de Estado destinado a pobreza

Martins disse que não cabe mais ao Piauí a imagem de Estado destinado a pobreza

Wilson Martins disse que não cabe mais ao Piauí a imagem de Estado destinado ao insucesso e a pobreza.



Em sua mensagem na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda (04), para 30 deputados estaduais, o governador Wilson Martins (PSB), disse que não cabe mais ao Piauí a imagem de um Estado destinado ao insucesso e a pobreza. ?A realidade nos indica a outro caminho: somos um lugar que se redefine como projeto de Estado, se renova como perspectiva coletiva e se revigora como espaço social e econômico e inevitavelmente destinado a desfrutar dias cada vez melhores?, declarou o governador.

Segundo ele o Piauí é hoje enxergado pelo oposto: pelos bons resultados, pelo horizonte largo que o Estado é capaz de oferecer. ?Os números estão aí: temos alcançando os melhores índices na educação, somos o Estado menos violento, de menor criminalidade do Brasil, temos a maior e a mais produtiva fronteira agrícola disponível do território brasileira e a maior área de expansão mineral do país; O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos coloca como um dos Estados que mais cresceram na qualidade da educação pública?, acrescentou Martins.

Wilson Martins disse que foi um dos estados que mais evolui antecipando metas. No ensino médio o Estado conseguiu em 2011 a meta de 2015 e no ensino fundamental o Piauí chegou à meta projetada para 2017. O governador informou que foi construído no Piauí 31 mil moradias populares entre os anos de 2011 e 2012, cerca de metade em Teresina.

Ele lembrou que mesmo na seca ouve uma transformação extraordinária no campo do Piauí. Marins destacou que em apenas 2 anos foi reduzido o índices de piauienses que viviam na pobreza de 22% para 8%.

Veja ainda trechos da mensagem

Avanços na Educação

No âmbito da Educação, a grande revolução se faz através da escola de tempo integral, que qualifica o ensino, amplia o espaço de aprendizado e socialização, além de melhorar o desempenho dos alunos. No ano passado, 181 escolas já estavam integradas ao Programa Mais Educação, número que passa a 230 neste início de 2013 e deverá chegar a 350 até o começo de 2014. O ensino com mediação tecnológica também foi outro recurso empregado na construção de uma educação pública de qualidade.

Melhoria nos indicadores da Saúde

Enquanto na área da Saúde, a gestão profissionalizada apresenta resultados expressivos. Os hospitais regionais ganharam novas instalações e equipamentos, além de contar com novos serviços que trazem maior resolutividade. Vale destacar o atendimento ortopédico, que reduziu substancialmente o envio de pacientes para Teresina. A melhoria salarial, com aprovação dos Planos de Carreira Médica e dos servidores não-médicos da saúde, e a valorização do plantão dos profissionais de saúde asseguram o funcionamento pleno dos hospitais, garantindo que o cidadão encontre atendimento de qualidade em qualquer momento do dia.

Obras de infraestrutura

Já as obras de infraestrutura vão muito além do setor hídrico, encontrando destaque na melhoria das estradas. Atualmente, o Piauí possui as melhores rodovias do Nordeste, com asfaltamento de mais de 1.800 quilômetros de estradas nos anos de 2011 e 2012. Ano passado foram inaugurados trechos importantíssimos para o desenvolvimento local, como a ligação Floriano-Canto do Buriti-São Raimundo Nonato e anéis viários em cidades como Uruçuí, Inhuma e Queimada Nova. Em Floriano foram inaugurados o aeroporto Cangapara e o asfaltamento de diversas ruas, assim como o acesso ao ponto turístico Morro do Gritador, em Pedro II.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar