Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Médicos cubanos passam por treinamento em Teresina

Médicos cubanos passam por treinamento em Teresina



Os 27 médicos cubanos que desembarcaram em Teresina no último sábado (26), começaram, nesta terça-feira (29), o treinamento de três dias, antes de seguirem para o interior onde vão atuar pelo Programa Mais Médicos. O evento acontece no auditório da Escola Fazendária. Os profissionais vão ser lotados em 16 cidades piauienses na 2ª etapa do programa.

A primeira fase teve início em setembro e contou com a participação de 19 profissionais que já estão atuando nos municípios contemplados. Durante o treinamento, os médicos terão conhecimento da estrutura organizacional da saúde do Estado bem como as características físicas e culturais. A Secretaria da Saúde do Piauí participa com profissionais, detalhando as ações na Atenção Básica, área em que os profissionais vão atuar. ?É um momento de conhecimento de nossa saúde, dos programas da atenção básica?, afirma a gerente de Atenção Básica, Cassandra Costa.

A presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Socorro Candeira, comenta que essa segunda etapa reflete os resultados positivos que a primeira etapa apresentou. ?Pela primeira vez estamos fazendo a verdadeira atenção básica preconizada pelo SUS, aquela em que o profissional se dedica à família e convive no município. E o Cosems vai sempre apoiar qualquer ação que melhore a saúde pública do Piauí?, declara.

Todos os médicos já trabalharam em outros países. Francisca Fernandes Mesa tem 25 anos de atuação na medicina voltada para a atenção básica. Para ela, vir ao Brasil é uma realização profissional e pessoal. ?Posso passar três anos sem ver meus filhos, mas contribuir para a saúde pública também é um objetivo de vida?, declara a profissional, que deixou dois filhos adolescentes no seu país de origem para trabalhar no Piauí, no município de Paulistana.

Os municípios que vão receber os profissionais nesta etapa são: Parnaíba (6 médicos), União (2 médicos), Pedro II (2 médicos), Miguel Alves (2), Esperantina (2), Corrente (2), Paulistana, Pio IX, São Miguel do Tapuio, Luzilândia, Oeiras, Luís Correia, Cocal, José de Freitas, São João do Piauí, Ribeiro Gonçalves e Nazária do Piauí, esses últimos, com um profissional cada.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar