mais

Mil motoristas são multados por mês pela Strans por circulação em faixas exclusivas dos ônibus, mas faixas dos motoristas são invadidos por ônibus

Multas

Mil motoristas são multados por mês pela Strans por circulação em faixas exclusivas dos ônibus, mas faixas dos motoristas são invadidos por ônibus


Mil motoristas são multados por mês pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) por circulação nas faixas exclusivas dos ônibus em avenidas de Teresina. O superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Carlos Daniel, afirmou que o resultado da implantação de faixas exclusivas de ônibus é razoável, tem uma boa aceitação da população, mas alguns motoristas continuam desobedecendo as orientações, através de placas, sobre a proibição de circulação de carros e motocicletas nas faixas exclusivas.

“Mas a grande maioria está respeitando as faixas exclusivas para os transportes públicos. As viagens estão sendo feitas com o mesmo percurso, mas com menor tempo”, salientou Carlos Daniel. A redução dos tempos de viagem do transporte público tem ficado entre dez a 15 minutos.

As avenidas com faixas com uso preferencial dos ônibus são a Frei Serafim, Miguel Rosa, Barão de Gurgueia e rua Pires de Castro e a redução foi de dez minutos por tempo de viagem em relação ao tempo por percurso anterior.

Image title


“Nós temos feito uma média de mil notificações por mês por trafegar em local proibido”, declarou Carlos Daniel, acrescentando que os ônibus são multados quando desobedecem a proibição, sem nenhum motivo ou justificação, e circulam por outra faixa, que não a preferencial.

Atualmente, Teresina tem 22 quilômetros de faixa exclusiva de ônibus, mas todas as avenidas, como Miguel Rosa, Barão de Castelo Branco, Presidente Kennedy, avenida Wall Ferraz, avenida Henry Wall de Carvalho, serão criadas faixas exclusivas de ônibus, quase segregadas.

“As avenidas Miguel Rosa e Barão de Gurgueia serão alargadas para que tenham duas vias, uma para carros pequenos e uma via para ônibus. Já foram licitadas as obras de alargamento da avenida Miguel Rosa e as obras deverão começar agora. Todas as obras virão, em consequência, com o alargamento da avenida Miguel Rosa, Barão de Gurgueia e avenida Henry Wall de Carvalho”, afirmou Carlos Daniel.

Também têm faixas exclusivas a avenida Frei Serafim e as ruas Pires de Castro e Coelho de Resende, no centro de Teresina.

Quando houve o alargamento das avenidas, as faixas de ônibus deixam de ser preferenciais para serem exclusivas, até porque para os carros entrarem a direita têm que entrar nas faixas dos ônibus. Depois do alagamento das avenidas, os ônibus circularão em faixas ao lado dos canteiros centrais.

Terá um corredor com as avenidas Henry Wall de Carvalho e a Barão de Gurgueia e outro corredor com as avenidas Miguel Rosa e Wall Ferraz; outro corredor com as avenidas João XXIII e Presidente Kennedy, na zona Leste; a avenida Frei Serafim é um corredor; a avenida Duque de Caxias é outro corredor; a rua Rui Barbosa é um corredor.

Strans aponta que o número de acidentes diminuíram em Teresina


O superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Carlos Daniel, afirmou que o número de acidentes e mortes no trânsito foi reduzido no primeiro semestre deste ano.

“Também foi reduzida a gravidade dos acidentes. Nós estamos conseguindo isso com a redução da velocidade de vias, estamos intensificando a sinalização de diversas avenidas. Essa intensificação da fiscalização obriga o motorista a andar mais devagar, mas os acidentes ainda ocorre”, declarou Carlos Daniel.

Daniel afirmou que está aumentando a fiscalização contra as motocicletas sendo conduzidas de forma irregular.

“Nós apreendemos muitas motocicletas. Elas são levadas em um caminhão de reboque quase que diariamente”, falou.

Carlos Daniel declarou que são apreendidas de dez a 15 motocicletas irregulares ou com condutores irregulares.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail