mais

MPPI investiga ação da Guarda Municipal na prisão e tortura de travesti

Ministério Público investiga ação da Guarda Municipal na prisão e tortura da travesti acusada de roubos

A promotora de Justiça, da 49ª Promotoria dos Direitos Humanos da Procuradoria Geral de Justiça do Piauí,  instaurou procedimento e requerimento para a Delegacia de Direitos Humanos (DH) e Guarda Civil  Municipal (GCM) e para o Centro de Referência LGBT da Sasc (Secretaria Estadual de Assistência Social e de Direitos Humanos) e  Semcaspi (Secretaria Municipal de Assistência Social e Política Integradas) para investigação da ação da Guarda Municipal em relação à prisão, tortura e espancamento da travesti Francisca de Assis, a Amaral, suspeita de furto de botijão de gás e notebook no residencial Parque Brasil III, zona Norte de Teresina.

Vídeos mostram populares entregando a suspeita, amarrada, aos agentes da Guarda Municipal.

Vídeos mostram populares entregando a suspeita, amarrada, aos agentes da Guarda MunicipalVídeos mostram populares entregando a suspeita, amarrada, aos agentes da Guarda Municipal

No primeiro momento, o vídeo mostra a travesti com dificuldade de caminhar, devido os pés estarem amarrados e sendo apresentada a dois guardas municipais fardados. Na presença dos policiais e presenciado por várias pessoas, ela é deitada no chão. 

Em outro vídeo, Francisca das Chagas  aparece em um porta-mala de um carro e sendo espancada com pedaço de madeira e tapas por dois homens. 


Em nota, a Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) informou que atendeu a uma ocorrência no Residencial Parque Brasil III, zona Norte de Teresina, na segunda-feira (19). 

"Ao chegar ao local, a equipe encontrou com uma travesti amarrada, suspeita de furtar apartamentos na região. Após ouvir os envolvidos, os membros da corporação que acompanhavam a ocorrência orientaram que o suposto agressor a desamarrasse", diz a nota.

Em justificativa, a Guarda Civil Municipal de Teresina esclarece que, em hipótese alguma, defende que seja feita Justiça com as próprias mãos. Por fim, o comando da GCM vai avaliar se houve falhas no procedimento", diz a nota.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail