O Ministério Público do Trabalho do Piauí (MPT-PI) representa o Piauí em evento nacional de inclusão de PCDs no mercado de trabalho.
Na manhã de sexta-feira (4), o Piauí foi destaque no segundo dia do Reconecta, evento que tem como objetivo ampliar e fortalecer o processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e nos demais segmentos da sociedade. Organizado pela Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), coordenada regionalmente no MPT-PI pela procurada do Trabalho Jeane Colares, o evento pela primeira vez tem caráter nacional e está sendo realizado de maneira virtual.
MPT-PI participa de inclusão de PCDs no mercado de trabalha
O MPT-PI teve mesa própria no evento e esteve representado pelo Fórum de Inclusão de Pessoas com Deficiência, que contou com a participação de mais de 20 representantes das entidades que compõem o Fórum. Na ocasião, o público pôde fazer questionamentos sobre a realidade da inclusão de PCDs no mercado de trabalho, sendo prontamente respondido pelos participantes.
Além do MPT-PI, várias instituições do Piauí participaram do evento, como CONEDE, SRTE, INSS, OAB, CEREST, FMS, TRT-22, entre outras.
MPT-PI participa de inclusão de PCDs no mercado de trabalha
Segundo a procuradora do Trabalho Jeane Colares, o evento mostra à sociedade a importância da inclusão de pessoas com deficiência, visto que ainda existe um número grande de empresas que não cumprem a cota mínima de PCDs e um número maior ainda de pessoas desempregadas.
“O MPT, além dos procedimentos investigativos nos quais ele concede oportunidades às empresas para que ajustem suas condutas, ele busca atuar em conjunto e fazer articulações com diversas entidades para promover maior qualificação dessas pessoas com deficiências e para organizar eventos como o Reconecta, que aborda essas questões e busca ajudar e tirar dúvidas”, disse.